ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Solurb é autorizada a ampliar aterro sanitário do Dom Antônio Barbosa

Empresa já alegou que, nas condições atuais, tem capacidade para receber lixo só até outubro

Por Kamila Alcântara e Aline Santos | 24/06/2024 14:28
Imagem aérea do local onde o lixo é depositado em Campo Gande (Foto: Governo do MS)
Imagem aérea do local onde o lixo é depositado em Campo Gande (Foto: Governo do MS)
A concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos de Campo Grande, a CG Solurb, acaba de receber autorização para ampliar em 3,5 hectares o aterro sanitário do bairro Dom Antônio Barbosa. O pedido foi feito em audiência pública na Câmara Municipal em abril e a confirmação veio nesta segunda-feira (24).

Segundo informações enviadas ao Campo Grande News, a empresa está na fase de realização dos estudos ambientais para poderem dar entrada no pedido da Licença de Instalação na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Mesmo com a autorização inicial, ainda não há um cronograma definido de quando os trabalhos iniciam. Ao todo, a nova área deve receber mais 1.338.437 metros quadrados de lixo.
Nova área, demarcada em amarelo, é vizinha ao atual aterro de Campo Grande (Foto: Reprodução)
Nova área, demarcada em amarelo, é vizinha ao atual aterro de Campo Grande (Foto: Reprodução)
Negociação – Durante a audiência pública sobre a situação de operação do aterro sanitário, realizada no dia 24 de abril, o gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso Vilela, ressaltou que o aterro está dentro das capacidades operacionais, mas que a ampliação é a saída para evitar o “afogamento”.

Uma outra empresa, a Brasil Empreendimentos Ltda, chegou a pedir a suspensão de licença prévia para a instalação do novo aterro, batizado de “Ereguaçu”. Porém, juiz da 4ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, Marcelo Andrade Campos Silva, revogou a liminar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias