ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande

Plataforma mostra dois voos fazendo caminho inverso nesta manhã

Por Cassia Modena e Geniffer Valeriano | 27/05/2024 09:55
Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
De longe, mal dava para ver avião na pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande por volta das 8h (Foto: Marcos Maluf)

Quem aguarda alguém desembarcar ou precisa embarcar em voo no Aeroporto Internacional de Campo Grande nesta manhã (27), terá que ter um pouco mais de paciência e considerar voltar mais tarde.

Dois dos voos programados para pousar entre as 8h e 9h no terminal campo-grandense estão atrasados e tiveram que retornar aos aeroportos de origem, devido ao forte nevoeiro que encobre o céu da capital sul-mato-grossense desde as primeiras horas do dia.

Os afetados até agora são o AD 4282 da Azul, que saiu de Campinas (SP), e o JJ 3716 da Latam, que saiu de Brasília (DF). O primeiro deveria ter pousado às 8h35, conforme a previsão da empresa, e o segundo estava programado para chegar às 8h50.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Jorge aguardava o filho chegar de Campinas; 8h35 era o horário previsto (Foto: Marcos Maluf)

A reportagem consultou a plataforma Flightradar 24, que rastreia voos em tempo real, e verificou que dois voos fazem o trajeto inverso até onde saíram.

A assessoria de imprensa da Aena, que administra o aeroporto da capital sul-mato-grossense, foi consultada para confirmar o retorno e respondeu que "até às 9h40, houve dois voos alternados para outros aeroportos". A recomendação da empresa é que passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificarem a situação do seu voo.

Espera - Jorge Contos, 67, aguarda o filho chegar de Campinas, onde passou o fim de semana trabalhando. Antes de embarcar, o passageiro avisou o pai que poderia haver atraso de mais de uma hora. "Porque estava chovendo muito por lá às 7h47, horário que ele embarcou", conta Jorge.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Filho avisa Jorge sobre status de voo que saiu de Campinas com destino a Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Ainda esperando, o pai recebeu uma nova mensagem do filho avisando que existe a possibilidade do voo ter que retornar a Campinas por causa do mau tempo que faz em Campo Grande. Nos painéis do aeroporto da Capital, a mensagem ainda era "atrasado".

Thiago Henrique de Miranda, 40, espera o pai que mora em Três Lagoas e viajou no fim de semana para participar de um congresso em Brasília.

"Estava esperando chegar 8h50. Como ainda segue confirmado aqui no painel, vou continuar aguardando", falou o filho à reportagem, até então sem ter certeza do provável retorno do voo.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Thiago seguia esperando o pai, que volta de um congresso realizado em Brasília (Foto: Marcos Maluf)

Fechado - Nas primeiras horas da manhã, o aeroporto de Campo Grande chegou a ficar fechado para pouso e a operar com auxílio de instrumentos para decolagens.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Círculo mostra que voo até tentou seguir ao destino, mas teve que voltar (Foto: Reprodução/Flightradar 24)

Pelo que mostrou a plataforma Flightradar 24, os voos programados para pousar entre as 8h e 9h chegaram perto de Campo Grande e voaram em círculos depois, provavelmente com os pilotos à espera de receber informações sobre as condições e decidir se iriam seguir até o destino ou não.

Cancelamentos - O Campo Grande News também conversou com passageiros que iriam embarcar no Aeroporto de Campo Grande e precisam lidar com o cancelamento de voos nesta manhã fria.

É o caso de Aroldo Romano, 71, e as filhas. Ele é do Rio de Janeiro e veio para Campo Grande para comemorar o aniversário do neto junto a outra parte da família, que veio de carro. Eles embarcariam no voo JJ 3179 da Latam às 9h45, que foi cancelado e remarcado para as 13h15. Como vai perder a próxima conexão no Aeroporto de Congonhas (SP) até o Santos Dumont (RJ), a previsão é chegar por volta das 19h ao destino final.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Aroldo e as filhas após saberem do cancelamento do voo até o Aeroporto de Congonhas (SP) (Foto: Marcos Maluf)

A filha Mariana Florito, 36, é quem vai ter transtorno um pouco maior, porque precisa voltar ao trabalho na manhã de terça-feira (4) e terá pouco tempo para descansar.

Pelo que conta Aroldo, a outra parte da família também não se livrou de passar perrengue antes de pegar estrada. "Quebrou o retrovisor e não conseguiram trocar aqui em Campo Grande. Mas, deram um jeito e vão chegar, mesmo depois do previsto", relata.

Até o cancelamento do voo da Azul AD2970, com destino a Campinas (SP), foram horas de espera para Marco Antônio Lima, 55, que precisa viajar a trabalho. "Eu estou aqui desde as 6h e até agora não tenho previsão de quando irei conseguir viajar", reclama.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
A viagem a trabalho de Marco Antônio deve ficar para amanhã (Foto: Marcos Maluf)

Marco não terá prejuízo porque adiantou a ida. Mesmo assim, lida com a incerteza e precisará voltar para casa. "Já fui informado que todos os voos de hoje estão lotados. Irei tentar remarcar para amanhã de manhã. A esperança é a última que morre, né?", fala.

A reportagem também encontrou 14 jogares que estavam indo para o Campeonato Brasileiro de interclubes de voleibol, que será em Campinas. Eles conseguiram remarcar o voo só para 19h35. Segundo o treinador, felizmente não vão perder nenhuma partida, apenas um congresso.

Tempo obriga aviões a mudarem destino e cancela voo em Campo Grande
Fila para remarcar voos nos guichês está grande nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)

Os passageiros afetados estão sendo orientados a ir até o guichê e remarcar a ida. Alguns ficaram no aeroporto tomando café ou sentados em cadeiras aguardando, outros, pegaram suas malas e decidiram voltar mais tarde ou outro dia.

O Campo Grande News questionou a Azul e a Latam sobre as providências tomadas com relação aos passageiros.

A assessoria de imprensa da Azul confirmou que "devido às condições climáticas adversas em Campo Grande (MS), o voo AD4282 (Campinas-Campo Grande) precisou retornar para o aeroporto de origem. Pelo mesmo motivo, o voo AD2970 (Campo Grande-Campinas) precisou ser cancelado". Quanto à assistência, a companhia disse que lamenta o transtorno e que "os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da empresa".

Já a Latam informou que "o voo LA3716 (Brasília-Campo Grande) retornou ao aeroporto de origem devido às condições meteorológicas adversas em Campo Grande na manhã desta segunda-feira (27/5). A aeronave foi reabastecida em Brasília e decolou às 12h19 com previsão de pouso para as 13h42. A companhia esclarece que esse é um fato totalmente alheio ao seu controle e que prestou toda a assistência necessária aos passageiros", finalizou.

Matéria editada às 10h55, às 11h14 e às 12h11 para acréscimo de informações, relatos e notas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Nos siga no Google Notícias