Troca de poste interdita rua estreita e deixa moradores sem energia por 4h
Equipamento substituído fica próximo a obra de construção de condomínio; interdição afetou rotina de motoristas e moradores
A manhã desta terça-feira (9) foi tumultuada para motoristas e moradores na região da Rua Piratininga, Bairro Santa Fé, em Campo Grande. A substituição de poste de energia elétrica próximo à obra de construção de condomínio particular interditou a via entre as ruas João Akamine e José Gomes Domingues por pelo menos 4 horas. Durante este tempo, o fornecimento de energia também foi suspenso.
A falta de sinalização avisando da interdição incomodou condutores que utilizam a rua para cruzar a Ceará, uma vez que a conversão à esquerda é proibida no local, precisando o condutor que está na Ceará virar à direita na Rua da Paz, percorrer duas quadras até a Rua José Akamine e então retornar pela Rua Piratininga.
Com a interrupção do trânsito, foi preciso preciso percorrer outras duas quadras, para então conseguir virar na Rua Manoel Inácio de Souza.
Conforme moradores, o bloqueio teve início por volta das 8h. Somente as 13h30 é que os cones foram retirados e veículos voltaram a circular na região.
O corte no fornecimento de energia foi um pouco menor. Funcionária de um salão de beleza, a secretaria Lenice Moura afirmou que a luz religada por volta do meio-dia. Mesmo assim, atendimentos previstos para esta manhã foram desmarcados no estabelecimento.
Asfalto – E a circulação de veículos pesados, desde o início da obra na região, também tem afetado a pavimentação. Segundo moradores, ruas por onde antes circulavam apenas carros leves, hoje estão cheias de buracos.
“Antes era só carro pequeno, eles [os caminhões] ajudaram a aumentar os buracos”, comenta Higor Dias, de 21 anos, que trabalha na região. A presença dos veículos mais pesados também já provocou acidentes. “A rua é estreita, às vezes o caminhão não consegue virar, tem carro estacionado. Esses dias a vizinha até reclamou que passaram em cima da calçada dela e quebraram uma árvore”, relembra.
Como alternativa para evitar problemas durante manobras por parte dos veículos, cones foram colocados em pontos da região, para evitar que carros estacionem próximos a esquina. Só no cruzamentos das Ruas da Paz e João Akamine, são três buracos próximos.
Energisa - A Energisa esclarece que a interrupção do fornecimento de energia na Rua Piratininga já estava programada e ocorreu de forma planejada, "com o objetivo de viabilizar manutenções e melhorias na rede de distribuição. Neste caso, foi necessário realizar a substituição do poste e adequação na rede de média tensão".
Segundo a concessionária, "os 62 clientes impactados pela manutenção foram avisados com antecedência (no dia 28 de maio) por meio de publicação de edital em jornais de grande circulação e rádios, cartas e publicação no site da concessionária".