UFMS negocia com ministérios para pagamento de plantões no HU
O pagamento dos plantões a servidores do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande é negociado pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Ministério da Educação e o Ministério do Planejamento. Os servidores estão em greve desde ontem para cobrar os plantões, suspensos desde dezembro de 2013.
Conforme a assessoria de imprensa da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra o hospital, é discutida a viabilidade dos pagamentos dos meses de janeiro, fevereiro e março.
Sobre a greve, o hospital informa que as cirurgias eletivas são realizadas e o percentual de servidores trabalhando varia de 30% a 50%, conforme o setor. A estatal realizou concurso público com 842 vagas. O processo está na fase de avaliação de títulos e experiência profissional. As contratações serão efetivadas no primeiro semestre de 2015.
De acordo com o coordenador-geral do Sista/UFMS (Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Lucivaldo Alves dos Santos, a greve conta com adesão de 50% dos funcionários. A meta da entidade é chegar a 70% e só manter em atividade 30% dos servidores.