ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 23º

Capital

UFMS sedia evento sobre luto relacionado à covid-19

Seminário terá participação de enfermeira da USP e participação será gratuita

Por Cassia Modena | 05/10/2024 17:58
UFMS sedia evento sobre luto relacionado à covid-19
Bloco seis, na UFMS, onde seminário será realizado (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Seminário sobre luto vai discutir os impactos relacionados à perda de algum ente querido para a covid-19. Embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) tenha decretado o fim da pandemia da doença, mortes continuam ocorrendo em menor proporção e perdas anteriores seguem sendo lembradas.

O evento será realizado em 19 de outubro, às 14h, no auditório do bloco seis da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ao lado da biblioteca central do campus de Campo Grande. Não é necessário se inscrever e a participação será gratuita.

O encontro é organizado pelo núcleo de estudo, pesquisa, assistência, extensão e apoio ao luto do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e pelo grupo de apoio ao luto da UFMS.

Serão palestrantes a enfermeira Daiana Terra Nacer, doutora em Ciências pela USP (Universidade de São paulo); o médico intensivista e doutorando pela UFMS, Marco Antonio de Mello; a terapeuta ocupacional Janaína Siman Naki; e o coordenador do grupo de apoio ao luto, Edilson dos Reis.

"No contexto em que o contato com outros seres humanos representava uma ameaça, aqueles que perderam pessoas amadas, muitas vezes não conseguiram vê-las, realizar rituais fúnebres ou ainda receber o acolhimento de pessoas próximas diante da perda. A morte estava cada vez mais próxima e presente no cotidiano, acontecendo de maneira inesperada e precoce o que potencializava os riscos de sofrimento e as dificuldades no processo de elaboração do luto", destaca uma apresentação sobre o seminário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias