Vacina chega com dose de esperança para novos públicos
Vacinação hoje acontece em drives e Guanandizão, IMPCG e Seleta até 17h
Na manhã deste sábado (12) o que não faltou foi alegria e a palavra esperança para quem saiu de casa e foi se imunizar contra a covid-19. Trabalhadores dos Correios entraram no calendário e podem procurar um dos pontos para se vacinar até 17h de hoje.
No ginásio Guanandizão, a operadora de atendimento, Juliana Alves Leite, de 25 anos, que tem três anos de empresa, foi junto com a filhinha tomar a primeira dose da vacina.
"É uma dose de esperança, pois lidamos diariamente com o público. Demorou, mas chegou nossa vez", comemora.
Como mãe, ela diz que tem que cuidar da filha de 3 anos e se adoece, tudo desanda em casa.
"Hoje eu volto pra casa, no Zé Pereira, feliz. Ligando pra todo mundo só pra avisar que estou vacinada. Igual a gente faz quando descobre a gravidez", compara com alegria.
Juliana fala do momento difícil que toda a sociedade vive e do susto que a covid trouxe aos lares brasileiros. "A covid tomou rostos, nomes. É difícil não conhecer alguém que perdeu um membro da família para a doença", contextualiza.
Estagiário dos Correios, Israel Rosa, de 19 anos, foi junto da mãe, Ariani Rosa, de 36, tomar a vacina. Felicíssimo, ele achou que pela idade ainda iria demorar muito para ser imunizado.
"Estamos naquela de se trancar em casa ou se expõe e vai trabalhar. Mas, agora vacinado, fico mais tranquilo", diz.
Carteira há duas décadas, Edna Lauro de Arruda, de 50 anos, ainda não acredita que a tão sonhada vez tenha chegado. "É uma vitória grande, porque estava achando que só ia liberar no fim do ano. Não paramos nenhum momento, estou diariamente na rua, passo por cerca de 200 casas ao dia realizando entrega, às vezes preciso de uma assinatura. Nunca sei quem está ou não infectado. É um risco para os dois", resume sobre a rotina.
Ela chegou a ter covid-19 há mais de um mês, ficou assustada, mas teve apenas sintomas leves. "É um medo constante e temos que continuar com os cuidados", alerta.
Mãe de uma jovem de 27 anos com paralisia cerebral, Rosângela Gregório, de 47 anos, não cabia em si de tanta alegria. É ela quem cuida da filha com deficiência e da caçulinha de 4 anos e diz que esperava a vacina há meses.
"Sou eu que levo para todos os lados, vou ao mercado, faço compras, me exponho mais e corro o risco de levar a contaminação para dentro de casa. Com essa primeira dose, volto para casa hoje feliz da vida", celebra.
Veja quem pode se vacinar hoje - A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) atualizou o calendário de vacinação deste sábado (12). Agora tutores e genitores de pessoas com deficiência ou necessidades especiais que tenham a partir de 30 anos já podem se vacinar.
A vacinação também segue para gestantes e puérperas acima de 18 anos e profissionais que trabalham nos Correios também acima de 18 anos e para quem for tomar a segunda dose de Coronavac que tenha se imunizado até dia 21 de abril.
Locais de vacinação
- Drive-thru Ayrton Senna
7h30 às 17h - Drive-thru Cassems
7h30 às 17h - Guanandizão
7h30 às 17h - Seleta
7h30 às 17h - IMPCG
7h30 às 17h