ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Vacinação contra covid em supermercados começará por bairros mais populosos

Reunião entre representantes dos supermercados e da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada nesta manhã

Ana Paula Chuva | 17/08/2021 14:49
Adolescente sendo vacinada no fim de semana em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Adolescente sendo vacinada no fim de semana em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Ainda sem data definida, a vacinação contra covid-19 em supermercados da Capital começará por bairros mais populosos como região das Moreninhas, Aero Rancho, Nova Lima, entre outros. A lista ainda não foi divulgada.

Nesta terça-feira (17), equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) estiveram reunidas para discutir estratégias da ação.

”Este alinhamento com o setor é fundamental para que a gente possa entender a realidade deles e também expor as nossas necessidades, principalmente, de estrutura”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

Inicialmente, a vacinação em supermercados deve abranger os bairros mais populosos da Capital através de busca ativa por pessoas que, eventualmente, ainda não tenham se imunizado contra a doença que já matou pessoas na Capital.

O cronograma de datas e locais, no entanto, ainda não foi definido, mas em breve será divulgado pela Sesau.

Ao Campo Grande News, o presidente da AMAS, Edmilson Veratti explicou que a associação entrará em contato com os associados escolhidos pelo Município, de acordo com a localização, para verificar se o local tem estrutura para ser um ponto de apoio a vacinação.

"A principio, será uma ação pontual de apenas um dia. Caso haja demanda, a Sesau poderá sugerir nova data para a vacinação nos supermercados", disse Veratti.

Equipes da Amas e Sesau reunidas na manhã de hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)
Equipes da Amas e Sesau reunidas na manhã de hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)

Mais cedo, o titular da pasta, José Mauro Filho chegou a dizer que hoje,  a Capital não tem estrutura para vacinação nos terminais e supermercados e que o direcionamento da imunização nesses locais depende do público a ser vacinado.

"Quando amplia o público, tem que ter estrutura que vai absorver estes pacientes. A itinerante é quando tem quantidade reduzida de vacinas, que vai em busca daquele mesmo público. Eu não posso abrir um público novo e fazer uma vacinação itinerante", explicou José Mauro.

No sábado (14), a Prefeitura de Campo Grande começou com as ações itinerantes para imunização contra covid-19 nos bairros de maior vulnerabilidade e locais com grande circulação de pessoas.

A iniciativa começou com com a aplicação das doses em duas unidades da ONG (Organização Não-Governamental) Fraternidade Despertar nos Bairros Santa Luzia e Dom Antônio Barbosa. Juntas, a vacinação deste público foi de cerca de 500 pessoas.

Nos siga no Google Notícias