Campo Grande terá vacinação em 4 terminais, supermercados, ONGs e até praças
Agora, vacina vai até locais de grande circulação para aumentar a imunização de jovens e aplicação da 2ª dose
A estratégia de imunização muda no fim de semana. Além de postos tradicionais de aplicação em Campo Grande, a vacina vai até organizações não-governamentais em dois bairros.
Também está prevista a vacinação em 4 terminais, além de praças e supermercado, a partir de segunda-feira. Mas datas, endereços, quantidade de terminais e horários ainda serão definidos e divulgados.
O que já está certo é que, a partir de 8 horas de sábado (14), haverá campanha na ONG Fraternidade Despertar II, no Bairro Dom Antônio Barbosa, na Rua Adelaide Maia Figueiredo, 1879. No mesmo dia e horário, as equipes estarão no Fraternidade Despertar da Rua São Carlos, 577, no Santa Luzia. Nesses locais, o trabalho segue até as 17 horas.
Os dois bairros foram escolhidos para que a imunização chegue em comunidades de maior vulnerabilidade.
A proposta é realizar esse tipo de ação, ao menos, uma vez por semana em um local diferente, "Seguindo cronograma a ser estabelecido e divulgado pela Sesau, o que também estará condicionado à disponibilidade de doses, considerando que o trabalho deverá ser complementar à rotina já instituída de vacinação nas unidades de saúde, drives e polos", explica a Secretaria em nota.
A ação itinerante de busca ativa tem como meta ampliar, inclusive, a imunização de jovens, levando a vacina até locais de grande circulação de pessoas.
"A nossa intenção é oportunizar o atendimento às pessoas que, eventualmente, deixaram de tomar a vacina, seja por falta de tempo ou até mesmo dificuldade de acesso. Essa é uma forma que nós encontramos de incentivar a vacinação e, consequentemente, imunizar o maior número possível de campo-grandenses", comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho .
Hoje, o calendário está em 18 anos ou mais, além de 2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até 19 de junho e Astrazeneca até 10 de junho. Mas a faixa etária pode avançar, porque hoje, a Secretaria Estadual de Saúde liberou a imunização de adolescentes de 17 anos. No entanto, ainda não há definição na Capital sobre quando essa faixa será liberada.