Dourados começa a vacinar jovens com 18 anos e amplia público de festas
Novo decreto em vigor hoje, também libera organização de eventos só para pessoas vacinadas
Novo decreto publicado hoje (13), pela Prefeitura de Dourados, com validade até o dia 26 deste mês, libera eventos com até 150 pessoas, amplia o horário para delivery de comida e reduz a distância entre as mesas em restaurantes.
Outra novidade, é que organizadores de eventos poderão fazer festas exclusivas para pessoas já vacinadas contra a covid-19. Para isso, terão de apresentar o plano de biossegurança à Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, 210 mil pessoas já tomaram pelo menos uma dose de vacina em Dourados. Segundo estimativa do IBGE, o município tem atualmente 225,4 mil habitantes.
São 137.457 vacinados com a primeira dose e 72.808 imunizados com a dose única ou com as duas doses (a Saúde considera essas pessoas completamente vacinadas). Entre a população adulta (de 18 anos acima), o percentual de vacinados supera os 89% em Dourados.
Nesta sexta-feira, a prefeitura começa a vacinar jovens de 18 anos acima. Conforme a assessoria de imprensa do prefeito Alan Guedes (PP), a segunda edição do “rolezinho da vacina” começa às 15h, no drive-thru do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, ao lado do Estádio Douradão.
Para atrair o público jovem, o “rolezinho” terá DJ e som ao vivo. São pelo menos 3.600 doses disponibilizadas. A ideia é manter a vacinação hoje até zerar o estoque.
Decreto – Entre as principais mudanças no decreto que vigora de hoje até o dia 26, está a ampliação do público de igrejas, academias e estúdios de ginástica de 30% para 50%.
Os eventos passam de 100 para 150 pessoas, mantendo ocupação máxima de 50% do local; encurtamento da distância de 1,5 para 1,2 metro entre mesas, pessoas na fila e cadeiras; restaurantes e assemelhados passam de 50% para 60% de ocupação máxima, com distância de 1,2 entre mesas e cadeiras e delivery de comida de 23h para 00h.
Também passam a ser permitidos eventos esportivos e culturais com capacidade maior de público, desde que apenas com pessoas vacinadas há pelo menos 20 dias, levando em consideração o tamanho do espaço e a apresentação prévia do plano de biossegurança.
A vacina também é exigida para frequentar saunas. O toque de recolher fica mantido das 23h até 5h. Entretanto, venda de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento é permitida apenas até 22h.