Ventilador despenca e atinge enfermeira em posto de saúde
Além dela, uma técnica de enfermagem também foi atingida pela hélice do dispositivo
A enfermeira Maria Madalena foi atingida pela hélice de um ventilador de teto na manhã desta sexta-feira (27), no CRS do Bairro Coophavila II (Centro Regional De Saúde Dr. Waldeck Fletner De Castro Maia). A vítima estava trabalhando na sala de triagem quando o dispositivo caiu e atingiu o pescoço da profissional.
Além de Maria, uma técnica de enfermagem também foi atingida pela parte metálica do dispositivo, que bateu no joelho da mulher. Ao Campo Grande News, uma das funcionárias, que não quis ser identificada, relatou que a situação estrutural é revoltante.
“Porque já estamos trabalhando há meses com quadro reduzido de enfermeiros, e você vir trabalhar e sair com um corte no pescoço é inaceitável. Estamos sem gerente há mais de mês ”, disse.
Ela acrescentou que quando chegou no trabalho a colega já estava fazendo a sutura do corte, “deram quatro pontos no pescoço”. A também enfermeira disse que a colega passa bem e que a técnica de enfermagem sofreu apenas escoriações no joelho.
O SINTE/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul) foi acionado pelos funcionários e revelou que solicitará à Justiça uma ação que beneficie as profissionais e reconheça o acidente de trabalho sofrido.
A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para esclarecer a situação estrutural da unidade e o número de funcionários disponíveis ao público. Em resposta a pasta afirmou que lamenta o ocorrido e reitera que está prestando toda a assistência à servidora.
“A escala da unidade está completa. O que pode ocorrer, de fato, são algumas faltas pontuais, mas que são repostas de acordo com a disponibilidade de profissionais plantonistas, não havendo, portanto, um déficit no quadro. A reforma completa da unidade está prevista dentro do planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para os próximos dois anos".
De acordo com a Sesau, além do CRS Coophavilla, estão previstas melhorias nos CRSs Tiradentes, Aero Rancho e Nova Bahia, assim como nas UPAs Coronel Antonino, Vila Almeida, Universitário, Leblon, Moreninha e Santa Mônica e nas 74 unidades básicas de saúde da família do Município.
"Inclusive, nesta sexta-feira (27), a Prefeitura iniciou a revitalização da USF Arnaldo Estevão de Figueiredo. É a segunda unidade a receber melhorias somente este mês. A primeira revitalização foi realizada na USF Aero Rancho IV", finalizou em nota.