As empresas precisam surfar na onda do "Branding"
"Marcas são como pessoas, elas têm personalidade, identidade, crenças e discursos próprios. Elas devem ter uma proposta de valor que gere uma identificação", explica o diretor e consultor da Agência Bingo, Gustavo Centurião.
Ter como foco o trabalho na construção da marca, é essa a tradução prática do termo "branding". No Marketing, esse direcionamento não é novidade, mas é visto como a onda a ser surfada pelos especialistas em propaganda. A Agência Bingo, em Campo Grande, tem a gestão de marca como exercício diário.
O público alvo precisa se identificar com a marca e ter agregada à ela sentimentos, valores. Branding é isso, a forma de gestão de uma marca. Na prática, consumidores conhecem de perto o que significa essa gestão. Um dos cases exemplificados por Gustavo é a Coca-Cola. "A marca tem uma personalidade muito forte, os clientes reconhecem e se identificam com o trabalho por conta do branding".
A gestão deve ser pensada além do produto que a empresa tem a oferecer. Um dos erros mais cometidos é focar somente no produto e não em sua marca. É preciso alinhar os produtos com o posicionamento da empresa. O público tem que relacionar a marca ao produto e entender a proposta.
"A estratégia das empresas deve refletir diretamente na forma com que as pessoas encaram a marca e aquele produto. O discurso da empresa precisa estar alinhado ao produto de modo que o consumidor ao comprá-lo, leve também o valor agregado que ele tem. No futebol, o Neymar é um exemplo. Ele é um produto, uma personalidade que tem que ser trabalhado. Do cara sorridente, o brasileiro que lutou e venceu na vida. É uma estratégia de Marketing e assim, todas as empresas que se alinharem a ele estão comprando esse pacote de valores."
Se engana aquele que pensa que o branding encarece o serviço de contratação de uma agência. O valor é um só. É um investimento no planejamento para colher frutos a longo prazo. É o que estamos oferecendo, a nossa estrutura e o conhecimento na área.
O trabalho da agência é de analisar e pesquisar a marca e o produto. O empresário não tem tempo para fazer isso. "Vamos trabalhar na definição do produto, do público alvo e assim, entrarmos com a solução em cima do que vai gerar resultado."
A Agência Bingo fica na Rua Humberto de Campos, 161, na Vila Célia. O site da empresa é http://www.agenciabingo.com.br/ e telefone para contato: 3044-7582.