Ministério da Saúde reajusta salário de mais de 6,2 mil agentes de saúde em MS
Com aumento de 7,7%, categoria recebe piso nacional de mais de dois salários mínimos
Os 4.165 agentes comunitários de saúde e 2.087 agentes de combate às endemias de Mato Grosso do Sul receberam aumento de 7,7%. O reajuste foi publicado no dia 20 de fevereiro, no DOU (Diário Oficial da União) e contempla o piso nacional da categoria, estabelecido em dois salários mínimos.
Os recursos são oriundos da União e repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pela remuneração dos agentes. Estes trabalhadores são fundamentais para a expansão do acesso à saúde, atuantes na prevenção e no controle de doenças e agravos mesmo nos territórios mais remotos do país.
Com o país enfrentando uma epidemia de dengue, esses trabalhadores exercem um papel essencial no trabalho de prevenção. Cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito ficam dentro de casa e esses profissionais são qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros.
Eles também cumprem essa função em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil agentes comunitários de saúde e 102 mil agentes de combate às endemias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.