ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Empregos

Ministério da Saúde reajusta salário de mais de 6,2 mil agentes de saúde em MS

Com aumento de 7,7%, categoria recebe piso nacional de mais de dois salários mínimos

Por Gabriela Couto | 06/03/2024 10:37
Agentes de endemia reunidos nesta terça-feira (5), durante lançamento da campanha “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue”, em Campo Grande (Foto: PMCG)
Agentes de endemia reunidos nesta terça-feira (5), durante lançamento da campanha “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue”, em Campo Grande (Foto: PMCG)

Os 4.165 agentes comunitários de saúde e 2.087 agentes de combate às endemias de Mato Grosso do Sul receberam aumento de 7,7%. O reajuste foi publicado no dia 20 de fevereiro, no DOU (Diário Oficial da União) e contempla o piso nacional da categoria, estabelecido em dois salários mínimos.

Os recursos são oriundos da União e repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pela remuneração dos agentes. Estes trabalhadores são fundamentais para a expansão do acesso à saúde, atuantes na prevenção e no controle de doenças e agravos mesmo nos territórios mais remotos do país.

Com o país enfrentando uma epidemia de dengue, esses trabalhadores exercem um papel essencial no trabalho de prevenção. Cerca de 75% dos focos de transmissão do mosquito ficam dentro de casa e esses profissionais são qualificados para atuar de porta em porta, identificando locais que sejam ou possam se tornar criadouros.

Eles também cumprem essa função em imóveis não residenciais, verificando a existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil agentes comunitários de saúde e 102 mil agentes de combate às endemias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias