Fiscais agropecuários federais deflagram greve nesta segunda-feira
Os fiscais agropecuários federais deflagraram greve nesta segunda-feira (6) por tempo indeterminado. Em Mato Grosso do Sul são 132 servidores responsáveis por fiscalizar uma fronteira de mais de 6 mil quilômetros.
Os fiscais agrários querem reajuste salarial, realização de concurso público, implantação da escola de formação profissional da carreira, mudanças no processo seletivo de gerência da pasta e regulamentação da situação de servidores cedidos ao Ministério da Pesca.
De acordo com o delegado Sindical da Anffa/MS (Sindicato Nacional dos Ficais Federais Agropecuários), Júlio Vatanabe Okamoto, a greve é nacional, mas reivindicação maior em Mato Grosso do Sul é pela contratação de pessoal. “Se 30% dos fiscais quiserem se aposentar hoje eles podem”, afirmou relatando que é urgente a realização de concurso público.
Os fiscais agropecuários têm a função de monitorar o trânsito de produtos nos portos, aeroportos e fronteiras, além do uso de defensivos nas lavouras, a fim de evitar contaminação provocada por animais, plantas ou agrotóxicos.
Atualmente, há 3.246 funcionários realizando esse trabalho em todo o território nacional.