Acordo prevê que índios desocupem fazenda em Sidrolândia nesta 6ª feira
A fazenda 3R, em Sidrolândia, deve ser desocupada até a tarde de hoje pelos índios terena. A área foi ocupada no último dia 10. Sete dias depois, liminar da justiça federal determinou a saída dos indígenas. A fazenda pertence à família Bacha.
De acordo com o advogado Newley Amarilha, o oficial de justiça foi ao local e ficou acertado que os índios sairiam nesta sexta-feira, de forma pacífica. Segundo ele, a área fica a 500 metros da aldeia Buriti.
A briga entre fazendeiros e índios já dura dez anos. Neste mês, os terena ocuparam a fazenda 3R e anunciaram a retomada dos 17 mil hectares reconhecidos como terra indígena.
Na última quarta-feira, eles bloquearam o tráfego na BR-163, próximo a Jaraguari, por seis horas. O protesto foi encerrado após a Funai (Fundação Nacional do Índio) agendar uma reunião em Brasília na próxima segunda-feira.
Os índios cobram que seja criado um grupo de trabalho e a publicação da portaria com a demarcação.
A AGU (Advocacia Geral da União) entrou com recurso contra a reintegração de posse determinada pela Justiça Federal. O MPF (Ministério Público Federal) também vai acionar a justiça para que os índios permaneçam na fazenda.
Localizada a 30 km de Sidrolândia, a Buriti é formada por um complexo de nove aldeias, com quatro mil pessoas vivendo em 2 mil hectares.