Índios aguardam julgamento de recurso para desocupar fazenda em Sidrolândia
As lideranças indígenas que coordenaram o fechamento da BR 163 na manhã desta quarta-feira garantem que vão cumprir a decisão da Justiça quanto à desocupação da Fazenda 3R, em Sidrolândia, mas aguardam o julgamento do recurso interposto pela AGU (Advocacia Geral da União) contra a reintegração de posse determinada pela Justiça Federal.
“Nós vamos cumprir o que a Justiça determinar, mas acreditamos que essa decisão vai ser revista e vamos permanecer na fazenda até que seja resolvido”, afirmou Antônio Aparecido, representante dos Terena da Aldeia Córrego do Meio.
A Justiça Federal determinou segunda-feira (16/05) a saída dos índios que estão acampados na fazenda desde o dia 10 de maio. A área de 17 mil hectares já foi identificada como terra indígena. O processo de demarcação depende ainda da formação de um Grupo de Trabalho para conclusão dos procedimentos necessários e posterior edição de uma Portaria.
O encaminhamento dessas questões faz parte das reivindicações que levaram à manifestação dos índios nesta quarta-feira, na BR 163. O bloqueio da rodovia foi suspenso quando os índios conseguiram agendar para segunda-feira (23/05) uma reunião em Brasília, com representantes o Departamento de Assuntos Fundiários da Funai (Fundação Nacional do Índio).