Alvo de operação, empresa de informática vende de doce a edifício
Rocamora Serviços tem 86 atividades secundárias; Gaeco apura fraude em licitação em contratos públicos
Alvo de operação policial esta manhã, a empresa Rocamora Serviços de Escritórios Administrativos, com sede em Sidrolândia, a 71 quilômetros da Capital, tem como atividade principal a venda de equipamentos de informática, mas, no ramo secundário, está listada em outras 86, comercializando doces, artigos de cama, mesa e banho e até oferecendo construção de edifícios e imunização de pragas.
A Operação Tromper (enganar, em francês), foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), cumprindo 16 mandados de busca e apreensão para apurar crimes de corrupção em contratos das empresas com a prefeitura, entre eles, fraude às licitações, falsidade ideológica, peculato, associação criminosa e sonegação fiscal. O esquema, conforme o Gaeco, existiria pelo menos desde 2017.
Entre os alvos, está a Rocamora Serviços de Escritórios, com nome fantasia de PC Mallmann Negócios Empresariais. No cadastro da empresa, consta que a data de abertura é de maio de 2019 e capital social de R$ 105 mil, sendo de pequeno porte. Na descrição, a atividade principal é comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.
Porém, na atividade secundária, abrange 86 tipos de serviços. Na lista, manutenção e reparação de geradores, equipamentos hidráulicos, pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos, serviços de pintura em geral, lanternagem, funilaria, lavagem de veículos e venda de peças e acessórios para carros.
No cadastro, a lista ainda contém atividade secundária de venda de artigos esportivos, de caça e pesca, medicamentos veterinários, calçados e plantas naturais.
No setor do varejo, aliás, há uma atividade que chama atenção pela abrangência: “comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente”.
Além da comercialização, também tem como atividade a locação de máquinas para escritórios e de palcos, imunização de pragas urbanas, fotocópias e serviço de lavanderia e tinturaria.
A reportagem não conseguiu contato com o sócio-proprietário Ricardo José Rocamora Lopes.
Também tentou contato com o ex-prefeito Marcelo Ascoli, mas ele não retornou a ligação. Mais cedo, a atual prefeita da cidade, Vanda Camilo (PP), disse que os mandados são cumpridos em casa de servidores que já vêm de várias gestões anteriores. "Estou tranquila, seguindo a rotina normal de trabalho e vamos aguardar o final da operação".