ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 17º

Interior

“Até agora nenhum paciente morreu em MS por falta de UTI”, garante secretário

Geraldo Resende disse que caso apurado pelo MP é de paciente que estava em UTI, mas precisava de hemodiálise

Helio de Freitas, de Dourados | 14/01/2021 16:23
“Até agora nenhum paciente morreu em MS por falta de UTI”, garante secretário
Geraldo Resende ao lado do prefeito Alan Guedes durante entrega de insumos e EPIs em Dourados (Foto: Divulgação)

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende disse que até agora, durante a pandemia do novo coronavírus, nenhuma pessoa infectada pela doença morreu por falta de leito de UTI em Mato Grosso do Sul. A afirmação foi feita após o Ministério Público abrir investigação nesta semana de morte de paciente com covid-19 por falta de leito de terapia intensiva em Naviraí, a 366 km de Campo Grande.

“O paciente estava intubado em leito de UTI na cidade de Naviraí, recebendo todo o atendimento necessário, mas ele precisava de hemodiálise devido a uma crise renal aguda provocada pela covid”, explicou o secretário ao Campo Grande News.

Nesta quinta-feira (14), Geraldo Resende esteve em Dourados, a 233 km da Capital, para entregar 406.500 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e medicamentos usados em terapia intensiva. Os materiais entregues ao prefeito Alan Guedes (Progressista) serão usados no Hospital da Vida e no HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados.

O secretário disse que na sexta-feira (8) foi solicitada vaga para que o paciente fosse transferido para a UTI do HU em Dourados, onde receberia também tratamento de hemodiálise. Entretanto, devido à superlotação dos leitos, a vaga só foi liberada 38 horas depois e não houve tempo para a transferência.

“Não havia vaga porque a gestão anterior [administração da ex-prefeita Délia Razuk] fechou leitos de UTI em plena pandemia. Os 20 leitos só foram reativados depois que recorremos ao Ministério Público”, disse o secretário.

Geraldo afirmou que o paciente estava em um dos leitos de UTI instalados em Naviraí pelo Governo do Estado durante a pandemia, mas que a cidade do Cone Sul é uma das sedes de microrregiões de saúde ainda a não dispor de atendimento de hemodiálise. “Já instalamos a clínica e estamos esperando que a prefeita Rhaiza Matos coloque em funcionamento em breve”. Segundo ele, serviço semelhante será instalado em Jardim.

Nos siga no Google Notícias