ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Bandeirantes e Vicentina comemoram emancipação político-administrativa

A comemoração em Bandeirantes será durante churrasco gratuito; em Vicentina, festas ocorreram no inicío do mês

Clara Farias | 20/06/2023 06:55
Vista aérea do município de Vicentina. (Foto: Geone Bernardo)
Vista aérea do município de Vicentina. (Foto: Geone Bernardo)

Os municípios de Vicentina e Bandeirantes comemoram a emancipação político-administrativa nesta terça-feira (20). Localizada na região sul do Estado, a 248 quilômetros da Capital, Vicentina comemora 36 anos. Na região centro-norte de Mato Grosso do Sul, a 70 quilômetros de Campo Grande, Bandeirantes celebra seus 58 anos.

O município de Vicentina possui sua população estimada em 6.115 pessoas de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade tem sua história intimamente ligada à Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que tinha como objetivo da sua formação preencher os territórios do sul do Estado.

Em 1953, no centro de Vicentina, havia um agrupamento de casas, conhecidas como subsede, onde era realizado o comércio de cereais. A localização de Vicentina, a 10 quilômetros do Rio Dourados, favoreceu para o interesse dos migrantes que passavam pela região.

Com o crescimento do núcleo urbano, a região foi elevado à categoria de distrito em 1963, subordinado ao município de Vila Brasil e em 1987, Vicentina conquista a emancipação político-administrativa.

Área central do município de Bandeirantes.  (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Área central do município de Bandeirantes.  (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

De acordo com a página do município, Bandeirantes tem seus registros históricos datados por volta de 1880, quando os primeiros moradores saíram da região de Rio Verde de Goiás e se estabeleceram próximo ao Córrego da Mata, formando duas sedes, onde hoje fica localizada a cidade.

Devido ao alto número de moradores, em 1930, com o Decreto n° 898, do Governo do Estado, foi estabelecida a Colônia Bandeirantes, no distrito de Jaraguari, e destinada uma área de 8.702 hectares para povoamento. Em 1958, a colônia recebe o título de distrito de Bandeirantes e em 1965 é elevado à posição de município. Segundo o site, o nome da cidade é uma homenagem aos componentes das bandeiras que desbravavam o Estado.

Para comemorar os 58 anos do município, será feito um churrasco gratuito às 11h de hoje, no clube de laço Acrobat.

Nos siga no Google Notícias