Batayporã comemora 60 anos de emancipação política
Para celebrar o aniversário, a programação é de missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 8h
O município de Batayporã celebra neste domingo (12) seus 60 anos de emancipação política. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 10.712 mil habitantes. O nome da cidade homenageia seu fundador Jan Antonin Bata, que se abrigou no Brasil após fugir do partido nazista.
A página da Prefeitura de Batayporã informa que a cidade está alocada em terras que pertenciam à Companhia Viação São Paulo - Mato Grosso, em nome de Jan Bata, que adquiriu em 1921. A primeira demarcação no município, foi no Córrego Samambaia. Anos depois, em 1953, na Fazenda Samambaia iniciou o projeto de criação da cidade.
Em dezembro de 1953, o povoado foi elevado à distrito e em 1954, a primeira escola foi construida. Em 1957, chegaram os primeiros comerciantes à região. Somente em 1963, Batayporã conquista a emancipação político-administrativo. O nome do município faz referência às industrias de calçado Bata, do checoslovaco Jan Antonín Bat'a, o rei dos calçados que se estabeleceu no Brasil fugido do partido nazista.
De acordo com a etimologia da palavra, Batayporã significa "Água boa do Bata", sendo que Bata é o sobrenome do idealizador e fundador da cidade, Y (do guarani), significa água e Porã (também do guarani), significa bonita ou boa.
Em comemoração ao aniversário da cidade, a programação é de missa na Paróquia Santo Antônio de Pádua, às 8h.