ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Boliviana que passou por Corumbá fará exames em Santa Cruz

A jovem, de 18, fez exames em Puerto Suárez, devido aos sintomas suspeitos, mas não há resultado final ainda

Guilherme Correia | 21/03/2020 09:43
Na noite de quinta (19), ônibus que transportava a passageira com suspeita foi interceptado (Foto: Reprodução)
Na noite de quinta (19), ônibus que transportava a passageira com suspeita foi interceptado (Foto: Reprodução)


Boliviana que chegou em Corumbá com suspeita de estar infectada com novo coronavírus, foi levada para Santa Cruz de La Sierra, a 600 km da divisa. A estrangeira de 18 anos havia feito exames primários e procedimentos médicos, em Puerto Suárez, devido aos sintomas suspeitos, mas o resultado não foi confirmado ainda.

Em fala divulgada na rede social do jornal Estrella del Oriente, Edgar Hinojosa, responsável pelo Serviço Departamental de Saúde na fronteira, explicou que o caso foi informado primeiro à Santa Cruz de La Sierra, e em seguida, o relato de que havia uma boliviana possivelmente infectada, foi enviado para a equipe fronteiriça.

A jovem vinha de São Paulo até Corumbá, e em seguida iria para a Bolívia. “Nossa equipe acionou a Vigilância Sanitária de Corumbá para que o ônibus fosse identificado. Daí, seguimos com uma ambulância da fronteira até a paciente, que depois de coleta para exames no Brasil, foi trazida para o Hospital Príncipe da Paz, em Puerto Suárez, e também passou por exames médicos”, informou Edgar.

Segundo informações do Diário Corumbaense, após rápida conversa com ela, Edgar conta que a mulher foi atendida em São Paulo, com os sintomas, porém, os médicos "não quiseram" interná-la. “Ainda não sabemos se ela foi atendida ou não. Aqui, ela apresentava febre e tosse produtiva (quando existe produção de muco ou catarro), por quatro dias seguidos. Os exames foram feitos e aguardamos o resultado. A paciente segue em isolamento”, afirmou.

Vistoria - Os passageiros que estavam no mesmo ônibus, que foi interceptado na noite de quinta-feira (19), ficaram apreensivos durante a vistoria. O veículo foi escoltado até a sede do Corpo de Bombeiros, em Corumbá, e junto a uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Polícia Militar e dos Bombeiros, fez o acompanhamento e coletou todos os dados necessários dos passageiros e também da estrangeira.

Os passageiros foram orientados a irem para casa e permanecerem em isolamento domiciliar por sete dias ou até que o resultado do exame da boliviana saia. Se for negativo, eles poderão sair da quarentena. Todos também são monitorados pela Saúde em relação a qualquer sintoma.

Nos siga no Google Notícias