Capivara fica presa em espinhel e morre afogada
Empresária pescava com amigos e flagrou situação, eles tentaram salvar a capivara, mas não tiveram sucesso
Filhote de capivara morreu afogado nesta sexta-feira (24), no Rio Aquidauana, em Palmeiras, distrito da cidade de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. O animal ficou preso em um espinhel, acessório de pesca proibido nos rios de Mato Grosso do Sul.
No vídeo acima, registrado pela empresária Gabriela Brasil, proprietária de uma pousada na região, é possível ver a capivara agonizando enquanto se afoga. Gabriela pratica a pesca esportiva e estava em um barco, junto com uma amiga e o piloto da embarcação. Eles tentam salvar o animal, mas sem sucesso.
Pelas imagens, é possível ver o animal tentando se soltar das linhas do espinhel com todas as forças. Gabriela e o piloto encontram o espinhel e cortam a linha, mas logo percebem que a capivara está presa na outra armadilha, já que eram dois espinhéis. Eles encontram a linha que prende a pata do filhote e soltam a capivara, mas era tarde demais. O animal morreu afogado.
O espinhel é uma armadilha para peixes, montado a partir de uma “corda matriz”, que nesse caso, foi colocada de uma margem a outra do rio. Nessa corda, os pescadores amarram outras linhas com anzóis e iscas, para pegar o maior número possível de peixes.
“Esse petrecho é proibido e muito perigoso, porque o rio está baixo e qualquer pessoa que passe ali de barco, caiaque ou entre na água para tomar banho pode se enroscar e ficar preso, como aconteceu com filhote de capivara”, destacou a empresária para o site O Pantaneiro.