Chuva forte causa alagamento, queda de árvores e acidente de trânsito
Segundo registro de pluviômetros instalados na cidade, em duas horas choveu cerca de 69 milímetros
Forte chuva que caiu na tarde de sábado (21) em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, deixou rastro de estrago no município. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 10 pontos de alagamentos, duas árvores caíram sobre casas e uma na rua e um veículo capotou, após aquaplanar na BR-262.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 17h30, na região conhecida como Curva do Urucum. O veículo, com placas da Bolívia, capotou e caiu a ribanceira às margens do acostamento.
Além do condutor, havia apenas uma mulher de 42 anos e ambos sofreram apenas escoriações. O condutor relatou à equipe do resgate que chovia muito no momento do acidente e que por isso, perdeu o controle da direção do carro, que aquaplanou.
Ainda durante a chuva, por volta das 17h30 uma figueira caiu sobre uma casa no bairro Popular Nova. O banheiro da redsidência foi danificado, mas não houve feridos. Já no bairro Aeroporto, uma árvore também, caiu sobre uma residência, o trabalho dos Bombeiros para retirada dos galhos durou cerca de uma hora e os moradores não se feriram.
Na região central, no cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e Marechal Deodoro, parte de uma árvore caiu na pista em frente ao semáforo.
Os 10 pontos de alagamento foram registrados na região central e nos bairros Popular Nova, Nova Corumbá, Maria Leite e Universitário.
Pluviômetro - Segundo informações do site Diário Corumbaense, dados dos pluviômetros do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) instalados nas escolas municipais Almirante Tamandaré e Luiz Feitosa Rodrigues mostram que ao longo da tarde deste sábado, o Corumbá contabilizou média de 69 milímetros de precipitação nas duas estações.
O pluviômetro instalado na escola Luiz Feitosa, registrou volume de 73,2 milímetros de chuva. Já a plataforma da escola Almirante Tamandaré, contabilizou 64,8 milímetros de precipitação durante a tarde. Segundo os re4gistros pluviométricos, a chuva durou cerca de duas horas, com início às 15h20.
Historicamente, janeiro é o mês mais chuvoso do ano em Corumbá. O volume esperado para este mês é de 145,4 milímetros e, entre os dias 1º e 17 deste mês, a cidade registrou média superior a 160 milímetros de precipitação. Em 2016, janeiro teve índice de pluviosidade de 330,8 milímetros, segundo dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).