Chuvas fazem Rio Formoso subir 3 metros na 'maior cheia em 20 anos'
As fortes chuvas durante o fim de semana em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, fez o Rio Formoso subir pelo menos três metros. A cheia, a maior em duas décadas, segundo moradores, afetou pontos turísticos da região.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, entre sábado (20) e domingo (21) choveu em torno de 150 milímetros pela região. Segundo os próprios moradores, o nível do rio se elevou em pelo menos três metros, mas não há informações oficiais sobre o nível exato de elevação das águas.
“Desde 1998, quando o pessoal pegou peixe no pasto, o rio não subia tanto”, contou ao Portal Educativa Eleutério Rodrigues, que mora as margens do Rio Formoso há mais de 50 anos.
Por conta das inundações, a água invadiu fazendas, levou decks de pontos turísticos e até encobriu a cachoeira da Ponte do Hermínio, que é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Em hotel vizinho ao Balneário Municipal da cidade, por exemplo, a água dos rios Formoso e Formosinho inundou as estradas de acesso aos passeios e atrativos da pousada.
No vídeo, é possível ver o nível da água que por pouco não atingiu a Ponte do Hermínio sobre o Rio Formoso e também, a inundação no Hotel Candeias, vizinho ao Balneário Municipal e que também foi completamente tomado pelas águas.
“Talvez tenha sido uma das enchentes mais significativas dos últimos 20 anos”, comentou o secretário local de Meio Ambiente, Alexandre Ferro, em texto divulgado pelo Portal da Educativa. Desde o fim de semana, também continua turva a água dos principais córregos da cidade, conhecida pelas águas cristalinas.
“Essa coloração é agravada pela a água da enxurrada que escorre pelas estradas de chão, pastagens e lavouras, por exemplo”, completou o secretário.
Previsão - O O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para tempestade de perigo potencial em todo o estado entre esta terça-feira (23) e amanhã (24). A chuva atingirá áreas isoladas e permanecerá sobre o Estado até sábado (27).
Conforme o instituto, são esperadas chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h entre 40 e 60 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores e granizo, leves alagamentos e pequenos estragos. O aviso tem duração até às 10 horas de amanhã.
Uma frente fria se aproxima de MS no sábado, causando chuvas no sudoeste e sul ao decorrer do dia. Para todo o período são esperadas temperaturas entre 17ºC e 34ºC.
Confira a galeria de imagens: