Com atraso, começa vacinação para imunizar 64,1 mil pessoas contra gripe
Campanha lançada nacionalmente na segunda-feira só começou de fato hoje de manhã devido ao atraso na remessa das doses da vacina
A campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada oficialmente na segunda-feira, começou hoje em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Conforme a Secretaria de Saúde da cidade, houve atraso nas doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, que só chegaram a Dourados ontem de manhã e começaram a ser distribuídas nas unidades dos bairros no período da tarde.
Nesta manhã a vacina já estava disponível em vários postos de saúde, entre eles da Seleta, no Jardim Flórida, no Jardim Maracanã e no Jardim Santo André. A distribuição nas unidades de saúde continua e o setor de imunização informa que ainda nesta quarta-feira as doses estarão disponíveis em todos os postos.
Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul o público-alvo da campanha é formado por 64.183 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários.
Devem receber a vacina as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (14.599 pessoas dessa faixa em Dourados), trabalhadores de saúde (4.871), gestantes em qualquer idade gestacional (2.770), mulheres até 45 dias após o parto (455), povos indígenas (13.652), pessoas com 60 anos de idade ou mais (18.231), pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo, (9.605) e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional (para este não há população estimada).
No sábado, dia 9, as unidades de saúde de Dourados participam do Dia D de mobilização nacional. Conforme a Secretaria de Saúde, os postos ficarão abertos durante facilitar o acesso das pessoas que não conseguem se dirigir às unidades em dias de semana. A campanha de vacinação termina no dia 22 de maio.
De acordo com o Ministério da Saúde, como o organismo leva em média de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.