Com Bela Vista “em chamas”, MP quer quartel dos bombeiros na cidade em 20 dias
Unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima fica a 90 km do município de 25 mil habitantes
Depois de Bela Vista – cidade a 322 km de Campo Grande – “queimar” durante o fim de semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) expediu recomendação de urgência para que o Governo de Mato Grosso do Sul e a prefeitura da cidade tomem as providências necessárias para a conclusão da obra de instalação do Corpo de Bombeiros na cidade em 20 dias, e dez dias após o término da construção, providencie equipes para os plantões.
De acordo com a recomendação, a administração estadual, por intermédio da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e do Corpo de Bombeiros Militar, firmou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Bela Vista, para a instalação de unidade no município para trabalhar no combate a incêndios, buscas e salvamentos diversos, atendimento a ocorrências pré-hospitalares, prevenções e atividades de Defesa Civil. A previsão era oferecer o serviço entre o fim do mês de junho e começo de julho de 2021, mas as obras do quartel não foram terminadas.
“Nas últimas 24 horas, o município vem sofrendo com os incêndios nas áreas urbana e rural, atingindo vários bairros, tais como Agesul, Nova Bela Vista, Jardim Boa Vista, Cohab e Antônio João, além da área interna do Regimento de Cavalaria, bem como propriedades rurais dos assentamentos Santa Marina, Nossa Senhora de Fátima e região de Alto Caracol, colocando em risco várias famílias e causando a morte de animais silvestres”, destaca o MP na recomendação.
Segundo o promotor de Justiça William Marra, apesar do município de Bela Vista possuir 113 anos de existência e uma população de 25 mil pessoas, a unidade dos bombeiros mais próxima fica em Jardim, a 90 km de distância, o que inviabiliza os atendimentos de emergência.
Neste domingo (22), pela manhã, enquanto bombeiros ainda trabalham para conter o fogo que começou há quatro dias na área rural, assistentes sociais percorrem, pelo menos, sete bairros atingidos por incêndios. O fogo chegou pela área de mata do quartel e foi avançando em terrenos durante a tarde, sendo controlado só na madrugada de hoje, conforme relatou o Campo Grande News.
Moradores atravessavam a cidade para ajudar a conter as chamas com baldes nos carros e motos, além das equipes do Exército de Jardim e Campo Grande.