Corumbá registra 150 focos de incêndio e lidera ranking estadual de queimadas
Corumbá, a Cidade Branca, que fica a 419 quilômetros da Capital sul-mato-grossense, lidera com folga o ranking estadual de queimadas em 2014. Desde o início do ano, mais de 150 focos de incêndio florestais foram registrados na cidade. Os dados superam a segunda colocada na lista, Aquidauana, que teve 24 focos nos primeiros dias do ano.
Satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) contabilizaram 157 focos de queimadas na Cidade Branca entre os dias 1º de janeiro e 12 de fevereiro. Nesse mesmo período, 307 focos de incêndios foram registrados em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios.
Conforme o site Diário Corumbaense, só em fevereiro de 2014, Corumbá já teve 61 focos de queimadas, uma média de cinco por dia. No Estado, esse total chegou a 11. As informações do Inpe ainda revelam que em janeiro a maior cidade pantaneira registrou 96 focos de incêndios florestais.
Maior do Brasil – Nesta quarta-feira (12), a Cidade Branca foi o município brasileiro que mais teve focos de queimadas em um intervalo de 48 horas. Foram 30 registros em dois dias. Em segundo lugar apareceu Canoinhas (SC), com cinco registros
Em 2013, Corumbá teve 1.717 focos de queimadas. Em 2012, o município sul-mato-grossense foi o que mais teve queimadas florestais no Brasil com 6.178.