ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Esgoto jorra de tampa a poucos metros de estação da concessionária

Ainda segundo morador, esgoto transborda e atinge a nascente do Córrego Lageado

Por Lucas Mamédio | 13/01/2025 18:42


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, enfrentam problemas com vazamentos de esgoto na Rua Graciliano Ramos. Segundo Ronan Barbosa Dias, um reparo recente apenas redirecionou o problema, causando transbordamentos mesmo com chuvas leves. A estação de elevação de esgoto está a 12 metros das casas, gerando preocupações. O esgoto atinge a nascente do Córrego Lajeado, impactando o meio ambiente. A Águas Guariroba informou que uma equipe foi enviada para desobstruir a rede e destacou que o mau uso da rede contribui para os problemas. Contato: 0800 642 0115.

Um problema recorrente com a rede de esgoto e o escoamento de águas pluviais tem gerado preocupação entre os moradores do bairro Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. Segundo o morador Ronan Barbosa Dias, um vazamento na tampa da rede de esgoto na Rua Graciliano Ramos com Manuel Padial está ocorrendo por conta de um reparo recente que apenas redirecionou o problema para outras áreas, sem resolver a questão.

“Eles tamparam uma boca, e agora estoura mais. Fizeram um serviço para desviar para um depósito, mas esse depósito é pequeno e, quando chove, a tubulação não suporta o volume de água”, afirmou.

O morador também destacou que mesmo chuvas leves – cerca de três milímetros – já causam transbordamentos. "Imagina quando chover sete ou dez milímetros. Hoje ainda não chegou a entrar nas casas, mas a situação precisa ser resolvida”.

Ronan também apontou a proximidade da estação de elevação de esgoto com as residências. "A estação está a cerca de 12 metros das casas, o que pode trazer incômodos e preocupações para quem vive aqui”, afirmou, referindo-se à estação 324, localizada na Rua Manuel Padial.

Impactos ambientais - Outro ponto levantado foi o impacto ambiental. Ronan explica que o esgoto transborda e atinge a nascente do Córrego Lajeado, que deságua no lago do Parque das Nações Indígenas. “Eles direcionaram a água para um depósito, mas como não suporta, o excedente vai direto para a nascente”, disse.

Acionada pela reportagem, a Águas Guariroba informou que uma equipe foi deslocada ao local para realizar a desobstrução da rede de esgoto. A concessionária ainda informou que casos de extravasamento de esgoto ocorrem por mau uso da rede.

"Todos os meses as equipes removem mais de 50 toneladas de resíduos descartados incorretamente na rede de esgoto, como restos de alimentos, óleo de cozinha, embalagens plásticas, absorventes, preservativos, cotonetes, entre outros. O mau uso também se dá por meio de ligações irregulares na rede de esgoto", disse em trecho da nota.

 Canais oficiais da Águas: 0800 642 0115 (SAC e WhatsApp) e site www.aguasguariroba.com.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias