ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Delegacia de Itaquiraí ganhará 50ª sala para mulheres vítimas de violência

Local é reservado também para atender crianças e adolescentes

Por Cassia Modena | 11/04/2025 09:19
Delegacia de Itaquiraí ganhará 50ª sala para mulheres vítimas de violência
Sala Lilás em delegacia de Dourados (Foto: Saul Schramm/Governo de MS)

A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) vai instalar mais uma Sala Lilás em Delegacia da Polícia Civil do interior de Mato Grosso do Sul. Segundo publicado na edição de hoje (11) do Diário Oficial do Estado, ficará em Itaquiraí.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul anunciou a instalação da 50ª Sala Lilás na delegacia de Itaquiraí, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. Este espaço é destinado ao acolhimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo serviços como registro de boletim de ocorrência e pedidos de medidas protetivas. A iniciativa, pioneira no Brasil, visa cobrir 76 das 79 cidades do estado, exceto aquelas com a Casa da Mulher Brasileira. A primeira Sala Lilás foi inaugurada em 2017.

Será a 50ª disponível nos municípios. Os que já têm são: Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Terenos, Maracaju, Angélica, Miranda, Anaurilândia, Glória de Dourados, Deodápolis, Chapadão do Sul, Iguatemi, Eldorado, Paranhos, Bandeirantes, Camapuã, Água Clara, Rio Negro, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Caarapó, Amambai, Ladário, Sonora, Porto Murtinho, Selvíria, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Bodoquena, Jaraguari, Nova Andradina, Coronel Sapucaia, Itaquiraí e Aral Moreira.

O espaço será instalado no prazo de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois meses.

Proposta - A Sala Lilás é um espaço de acolhimento reservado para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência serem atendidas dentro das delegacias.

A proposta é prestar todos os serviços necessários no local, desde registro do boletim de ocorrência, pedido do exame de corpo de delito até busca por medidas protetivas.

A Sala Lilás é um projeto pioneiro no País. A primeira foi inaugurada em novembro de 2017.

O objetivo é chegar em 76 das 79 cidades do Estado, só não nas localidades que já possuem Casa da Mulher Brasileira.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



Nos siga no Google Notícias