ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Dourados e Três Lagoas vão contar com drive thru, diz secretário

Secretário de Saúde disse que as duas cidades vão dispor do modelo, que já está funcionando na Capital

Leonardo Rocha e Jones Mário | 20/04/2020 11:48
Teste em drive thru em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Teste em drive thru em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que as cidades de Dourados e Três Lagoas vão dispor em breve da estrutura de “drive thru” para testes do coronavírus, seguindo o modelo que já está em funcionamento em Campo Grande.

“Estamos avançando em Dourados só falta o preparo da equipe e pessoal para começar a funcionar (drive thru) e depois vamos implantar em Três Lagoas”, disse o secretário, durante divulgação do boletim epidemiológico desta segunda-feira (20).

Geraldo ainda revelou que já houve 387 pessoas testadas neste modelo em Campo Grande na primeira semana, com 9 casos positivos e 378 descartados. “Se mostrou uma estratégia vitoriosa”. A secretária estadual adjunta, Cristinne Maymone, também comentou que este sistema de “drive thru” aumenta as possibilidades de testagem no Estado.

O modelo foi instalado em Campo Grande, no pátio do Corpo de Bombeiros. As pessoas que foram testadas precisam ser encaminhadas ao local, depois de passar por triagem no “Disk Covid”. Os exames são feitos dentro do carro, sem contato entre o paciente e profissionais de saúde

A consulta é agendada via telefone (3311- 6262) e confirmada por mensagem por celular, com a data, o horário e o local. O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por mensagem (celular).

Estoque – Geraldo também garantiu que o Estado tem um estoque de mais de 5 mil testes e que inclusive vai buscar mais 10 mil no Rio de Janeiro, junto a Fiocruz. “Teste nós temos e vamos continuar fazendo esta verificação”, mencionou.

Em relação aos testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde, o foco inicial foram os servidores da área de saúde e segurança, mas o secretário já adiantou que em breve a estratégia será usar estes itens em pacientes com sintomas, acima de 60 anos.

Nos siga no Google Notícias