Dourados tem chuva expressiva depois de 21 dias sobrevivendo de garoas
Precipitação interrompe calorão de 35 graus e melhora a umidade relativa do ar
Chove na tarde desta terça-feira (13) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Na região sul da cidade a precipitação começou por volta de 16h.
Conforme o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, a cidade estava há 21 dias sem chuvas expressivas. Nesse período foram duas garoas, uma registrada ontem, com 2,1 milímetros, segundo a Embrapa.
Apesar de a estação agrometeorológica da Embrapa, localizada na sede da empresa, na saída para Caarapó, ter registrado apenas um milímetro em 15 minutos, nos bairros da região sul a chuva foi mais forte, mas sem ocorrência de estragos.
A precipitação desta tarde alivia o calorão que ontem e hoje chegou aos 35 graus e melhora a umidade relativa do ar, com mínima de 30% nos dois últimos dias.
Mesmo com a chuva do fim de semana e de hoje, Dourados está longe do volume histórico de outubro, de 144,3 milímetros. O mês passado foi o segundo setembro mais quente em 42 anos de existência da estação da Embrapa.
A temperatura média foi três graus e meio superior à média histórica do mês. Choveu apenas 43 mm em Dourados, 40% da média de setembro.