Em 14h, chuva soma 90 milímetros e nível do Rio Aquidauana sobe
Pelo menos duas casas foram alagadas
Em apenas 14h - entre ontem e a manhã desta sexta-feira (15) - a chuva em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, já atingiu 90 milímetros, informou o coordenador da Defesa Civil do Município Mário Ravaglia.
Conforme o jornal O Pantaneiro, somente ontem (14) o acumulado era de 24,4 milímetros. Devido o temporal, o Rio Aquidauana subiu pouco mais de um metro, passando de 3,62 metros ontem para 4,64 metros nesta sexta.
As intensas chuvas também já causaram prejuízo na cidade. Pelo menos duas casas foram alagadas, informou o Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram registradas no Jardim Balneário e na Rua Jorge Bodstein.
Hoje há previsão para chuva de manhã até a noite onde podem ocorrer fortes pancadas, podendo ocorrer mais alagamentos.
Sistema de alerta - Após os estragos provocados pela chuva do último dia 12, a Defesa Civil pede que os sul-mato-grossenses se cadastrem no sistema de alerta do órgão para se manterem informados quanto às previsões da meteorologia, entre outros cuidados diante de temporais.
Além disso, é recomendado que a população tenha o hábito de acompanhar a previsão da meteorologia, pois as informações “podem ajudar a se proteger de eventuais desastres que possam ocorrer no Estado”.
O coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarinelli, explica que as chuvas intensas foram provocadas pela chegada de uma frente fria ao Estado.
No entanto, mesmo diante de tantos estragos, tempestades até meados de fevereiro são comuns. “Ainda estamos dentro da média histórica de chuvas para o período”, pontuou.
Além disso, ele reforçou que toda a situação meteorológica entre terça e quarta-feira foi avisada via mensagens aos moradores que se cadastraram. Na terça-feira, os municípios de Coxim, Paranaíba e Miranda – com foco nestes dois últimos– registraram áreas de alagamentos. Nesta quarta, vários bairros de Campo Grande registraram problemas devido aos temporais. Na Vila Popular, por exemplo, houve alagamentos.
O coordenador pede que a população para enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP de sua residência para fazer o cadastro. Na sequência receberá a mensagem de cadastro e passa a ser informada dos próximos alertas da Defesa Civil e orientações de como proceder diante de determinadas situações de risco.