ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Em mais um ano, "atoleiro sem fim" deixa crianças sem ir ao 1º dia de aula

Kombi ficou presa à lama e precisou ser puxada por trator nesta segunda-feira (19), em estrada rural

Por Cassia Modena | 19/02/2024 10:12
Em mais um ano, "atoleiro sem fim" deixa crianças sem ir ao 1º dia de aula
Kombi atolou em estrada vicinal de Ribas do Rio Pardo, logo no 1º dia de aula (Foto: Direto das Ruas)

Ano após ano, a situação das estradas vicinais nos meses chuvosos do verão acabam prejudicando a frequência escolar das crianças moradoras da área rural de Ribas do Rio Pardo. Nesta segunda-feira (19), primeiro dia de aula da rede municipal de ensino, elas já tiveram que faltar porque o veículo que faz o transporte, atolou.

"É um atoleiro sem fim. Todo ano isso", reclama o trabalhador da Fazenda Ouro Verde, Douglas de Andrade, que tem filhos de 11, 8 e 6 anos na Escola Rural Usina do Mimoso Pólo. A instituição fica ao lado de uma usina hidrelétrica, a 30 quilômetros da propriedade onde a família mora.

A falta de manutenção nas estradas é o fator que dificulta a passagem dos veículos, acredita Douglas. "A prefeitura passa o maquinário 'uma vez por ano'. Teria que passar todos os dias", diz.

Em mais um ano, "atoleiro sem fim" deixa crianças sem ir ao 1º dia de aula
Como estava ontem (18) a estrada vicinal, em frente à Fazenda Ouro Verde (Foto: Direto das Ruas)

O veículo que faz o transporte é do modelo Kombi e pertence à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, segundo o trabalhador rural.

Mesmo se fosse um ônibus, ele acha que não passaria pela estrada toda embarreada e alagada. "Tem uma empresa que planta eucalipto aqui perto e leva os funcionários de ônibus, mas já com o trator guinchando, porque não tem outro jeito", exemplefica.

No ano passado, os filhos de Douglas perderam vários dias de aulas. Ele relata já ter pedido ajuda aos vereadores do município para interceder e resolver a situação.

Providências - Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo afirmou que toma providências: "Informamos que a equipe da Secretaria de Obras já está ciente da situação e se prontificou a agir imediatamente. Uma equipe foi enviada para avaliar as condições das estradas, visando realizar intervenções necessárias para restabelecer a acessibilidade com a maior brevidade possível".

Em mais um ano, "atoleiro sem fim" deixa crianças sem ir ao 1º dia de aula
Veículos também atolam quando a terra está seca, mostra imagem enviada por Douglas (Foto: Direto das Ruas)

O relato de que a kombi que atolou pertence à prefeitura e que as crianças não foram à escola por causa disso, não foi confirmado pela assessoria. "Até o momento, não recebemos nenhuma reclamação ou informação referente a alguma linha de transporte escolar que não tenha realizado o serviço. Estamos em constante monitoramento e prontos para atuar caso haja alguma ocorrência não relatada. Em relação à foto recebida, não conseguimos identificar o veículo como pertencente à frota da prefeitura, uma vez que a imagem não mostra a placa", pontuou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias