ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Com estradas intransitáveis, alunos ficam sem ir à escola em Ribas do Rio Pardo

Chuvas castigaram o município localizado a 100 km da Capital nas últimas semanas

Gabriel de Matos | 16/03/2023 11:37

As chuvas registradas nas últimas semanas castigaram o município de Ribas do Rio Pardo, localizado a 100 km de Campo Grande. Enquanto a zona urbana registrou alagamentos, as estradas vicinais ficaram intransitáveis em alguns pontos. Cerca de 50 alunos estão sem ir à escola porque os veículos escolares não conseguem buscá-los.

Os pontos mais críticos na zona rural do município ficam próximos à rodovia MS-340. Ao todo, 30 famílias que moram próximas à Fazenda Cachoeira Branca, Fazenda Ronda e Fazenda Modelo estão com acesso prejudicado.

Neste ano, choveu mais de 522 mm de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul). No mesmo período do ano passado, choveu 371,8 mm.

O trabalhador rural Douglas Andrade relata que o problema acontece há anos. Ele tem filhos que estudam a 30 km em escola municipal. Os estudantes estão sem frequentar a instituição de ensino faz uma semana.

A estrada aqui não era boa, mas recentemente piorou. Quando chove, a água vai para a estrada. Não está tendo como buscar os alunos. Está complicado", relata o trabalhador rural.

O gerente da Fazenda Boa Esperança, Ronaldo Fagundes, tem dois filhos que necessitam do transporte escolar para frequentar a escola. O filho de 11 anos estuda em escola municipal e a de 15 na rede estadual. Ele critica o descaso em relação às condições da estrada.

Com estradas intransitáveis, alunos ficam sem ir à escola em Ribas do Rio Pardo
Veículo de transporte escolar atolado em estrada vicinal de Ribas do Rio Pardo (Foto: Direto das Ruas)

"Hoje pelo menos a gente está conseguindo passar. Só que meus filhos saem 3h30 para a aula às 7h em Ribas. Isso quando chega. Moro aqui há 22 anos e é muito lamentável o descaso", disse o gerente.

Outra trabalhadora rural que não quis se identificar tem dois filhos de 6 e 14 anos. Ela contextualizou que "as condições da estrada estão péssimas e que as crianças não têm condições de irem a escola com tanta chuva".

Zona urbana - Após as chuvas de mais de 85 mm registradas na noite da última terça-feira em Ribas do Rio Pardo, a situação está controlada. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve solicitação de emergência na quarta-feira.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Silva, informou que não tem munícipes desabrigados ou desalojados. "Na terça-feira teve alguns pontos de alagamento e a água invadiu casas. No entanto, não houve danos maiores. Tem chovido bem na cidade e ontem (15) só teve garoas".

Resposta da Prefeitura - A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo foi contatada pelo Campo Grande News. O prefeito João Alfredo Danieze (PSOL) informou que não há equipamentos e funcionários para atender todos os pontos de reclamação.

"Nosso Município é quase do tamanho do Estado do Sergipe, que é o menor Estado brasileiro. Não temos equipamentos e estrutura humana para atender todos os pontos de reclamação, além de que há previsão de chuvas nos próximos dias. E todo verão o problema persiste, sem ser novidade para a imprensa e para os Produtores Rurais de nosso Município", complementou o prefeito.

A Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) de Ribas do Rio Pardo informa que, devido ao excesso de chuvas, estradas rurais sofreram danos causados pela força da natureza. Essa estrada liga as fazendas Modelo e Melancia à rodovia 040. Uma equipe da Seinfra se encontra no local, também chamada de Estrada Modelo. Equipamentos como caminhão, motoniveladora e uma pá carregadeira já estão sendo utilizados no local.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias