ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 28 acampamentos na fronteira

Operação Poleis ocorreu na região de Ypytã, no departamento de Amambay, no Paraguai

Helio de Freitas, de Dourados | 10/05/2023 08:58


Pelo menos 30 toneladas de maconha e 28 acampamentos usados pelos traficantes para processar a droga foram destruídos em nova ofensiva da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai contra lavouras da erva na fronteira com Mato Grosso do Sul.

A Operação Poleis foi desencadeada na região de Ypytã, no departamento de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero. Com apoio de equipes táticas da FTC (Força-Tarefa Conjunta), agentes da Senad entraram em áreas de mata fechada e localizaram os acampamentos.

Os barracos de lona eram usados para picar e prensar a maconha e também serviam de alojamento de trabalhadores rurais recrutados pelos traficantes para fazer o serviço braçal. Na fronteira, há relatos inclusive de pessoas sequestradas e mantidas em regime de semiescravidão nos cultivos de maconha.

Conforme a Senad, os 28 acampamentos eram interligados e possuíam, inclusive, sistema de abastecimento de água retirada de poço com motobomba. Os barracos tinham rede de energia fornecida por geradores a combustão. No local foi encontrada também uma despensa com produtos para alimentar ao menos 70 pessoas.

A operação destruiu 10 toneladas de maconha prensa, 20 toneladas da erva picada em fase de processamento, cinco geradores de energia, quatro prensas e vários outros equipamentos. Todo o material foi queimado no próprio local junto com a maconha. Ninguém foi preso.

Nos siga no Google Notícias