Em três semanas, Corumbá vê número de casos saltar 497% e tem 3 mortes em 24h
Município tem apresentado aumento expressivo no número de casos e de mortes pelo novo coronavírus
Com três óbitos por covid-19 registrados de ontem para hoje e salto de 57,8% no número de casos da doença em apenas uma semana, Corumbá, cidade a 428 Km de Campo Grande, junto com a Capital, Dourados e São Gabriel do Oeste é das maiores preocupações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) em relação à doença e sua expansão.
Para se ter uma ideia, no começo do mês, em 2 de junho – exatas três semanas atrás -, o município apresentava apenas 37 casos da doença em toda sua população, que é de 111.435. De lá pra cá, a quantidade de casos foi multiplicada por seis, ou o mesmo que um aumento de 497%. No início de junho também não havia sido registrado nenhum óbito por covid-19 lá.
Além disso, vale comparar a taxa de casos positivos da doença diante da amostragem conseguida com os testes realizados, sejam os rápidos ou o molecular. No começo do mês, 5,5% do total de pessoas que passavam por exame para detecção da covid apresentavam resultado positivo. Agora, esse índice é de 7,9%, o que indica maior circulação da doença entre a população.
Internações – Desde o dia 17 de junho, o boletim diário da SES com os dados sobre o coronavírus em Mato Grosso do Sul, traz a informação da taxa de ocupação de leitos para covid-19 e geral. Em Corumbá, desde essa data, a ocupação nunca ficou abaixo dos 70% e atualmente está em 80%.
São 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva no município), sendo 12 destinados aos casos de covid-19. Até ontem, 30% desses leitos estão ocupados com pacientes suspeitos ou confirmados com a doença e 50% está ocupado por pacientes com outras enfermidades.
Nota da Secretaria de Saúde de Corumbá, publicada hoje, indica no entanto, ocupação de 44% dos leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus, sendo que das 12 UTIs, cinco estão ocupadas sendo quatro com pacientes confirmados e um suspeito. Desses, um está em ventilação mecânica.
Já entre os 13 leitos clínicos de internação de retaguarda para covid-19, há seis internados, sendo três suspeitos e três confirmados.
Estado - De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, o governo tem prestado todo apoio necessário aos municípios para o combate ao novo coronavírus, mas que ações mais rígidas só podem ser adotadas pelas administrações municipais.
Também destacou que o “radar” estadual está aceso e em alerta em relação a Corumbá e também para Campo Grande, Dourados e São Gabriel do Oeste, onde o número de casos tem crescido rapidamente.
A reportagem ligou para o secretário de saúde de Corumbá, Rogério Leite, para comentar os dados e a situação da cidade em relação à doença, mas ele não atendeu as ligações. Em contato com a Secretaria de Saúde, a informação foi de que o expediente é apenas matutino e que retorno será dado amanhã pela manhã.