Estragos das chuvas levam governo a declarar emergência em 4 cidades
Amambai, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Tacuru registraram danos em estradas que impedem o transporte de estudantes e da produção agropecuária
Decreto publicado nesta quinta-feira (1º) no Diário Oficial do Estado, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), reconhece a situação de emergência nos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Tacuru –todos na região sul do Estado– em virtude de estragos causados pelas chuvas a partir da segunda quinzena de setembro. Foram registrados estragos na zona rural, porém, não houve desabrigados.
Conforme o decreto, as fortes chuvas que atingiram a região causaram “diversos danos públicos e privados em partes das áreas urbana e rural dessas cidades, com prejuízos que ultrapassam a capacidade de resposta dos entes municipais afetados pelas intensas precipitações pluviométricas”.
O dispositivo reconhece os atos municipais que já haviam apontado situação de emergência e alertavam que, na zona rural, estradas intransitáveis impediam o transporte escolar “e prejudicam o final do calendário escolar do ano de 2018, bem como inviabilizam o transporte dos insumos agrícolas e escoamento de produtos da agricultura familiar de um modo geral”. Pontes e dutos foram danificados, ocorrendo ainda erosões e crateras e o surgimento de atoleiros, atingindo em cheio a atividade rural nas regiões.
A Defesa Civil estadual aponta que a região dos municípios é de solo arenoso, o que dificulta os trabalhos de recuperação viária. Uma equipe da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já foi mobilizada.
A aproximação de uma frente fria pelo sul do Estado desde quarta-feira (31) já provocou mudanças no tempo. Nesta quinta, várias cidades da região registraram fortes chuvas –há pouco, o tempo mudou na Capital, com ventos acima de 30 km/h e pancadas de chuva isoladas.