Estudantes sul-mato-grossenses conquistam 17 prêmios em feira
Oito projetos desenvolvidos por alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) renderam 17 prêmios durante a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias), promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. A instituição foi a única do estado a participar do evento.
As pesquisas são desenvolvidas nos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
O evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de março e reuniu mais de 300 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio de todo o país. Os vencedores ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágios, além de bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e credenciamento para eventos nacionais e internacionais.
Foi o caso de Luiz Fernando Borges, que participará da Intel ISEF nos Estados Unidos em maio. Ele estuda em Aquidauana e desenvolveu um projeto de comunicação com pessoas em estado vegetativo ou em coma.
O aluno criou uma espécie de maleta portátil com a central de processamento de um computador, um aparelho de encefalograma e um software capaz de identificar padrões de atividades cerebrais e transformar esses padrões em respostas – sim e não – e soletração de palavras. Dessa forma, o equipamento transforma os pensamentos desses pacientes em respostas para mostrar que eles ainda têm consciência.
Borges testou o protótipo em pessoas sadias com 80% de acerto e deve começar em breve os testes em pessoas em estado vegetativo, estando, para tanto, em contato com a Santa Casa de Campo Grande e o Albert Einstein.
O estudante ganhou ainda uma bolsa de verão no Instituto Weizmann de Ciência de Israel. Passará o mês de julho na instituição, realizando pesquisas e aprimorando o projeto desenvolvido no IFMS.
Por meio da Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), a instituição ofereceu apoio com diárias a servidores e auxílio financeiro aos estudantes, para reembolso do valor da inscrição, transporte, e custos de alimentação e hospedagem.
Os 17 prêmios conquistados pelo IFMS não são, entretanto, o recorde da entidade na Febrace. Em 2016 os alunos conquistaram 19 troféus.