Exército paraguaio abre valeta para fechar de vez passagem na fronteira
Ao longo da linha internacional, governo paraguaio já havia instalado arames farpados para impedir passagem
O Exército paraguaio tomou mais uma medida polêmica para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19): a abertura de valetas na linha internacional, entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, causando críticas no lado brasileiro.
As valetas começaram a ser abertas esta manhã, próximo do posto da aduana, na Avenida Internacional por militares paraguaios. A intenção é evitar a passagem de pedestres, motos e veículos de Pedro Juan para Ponta Porã. O vídeo foi enviado ao Campo Grande News.
Mais abaixo, desde o dia 25 de março, a passagem já foi interrompida após instalação de arames farpados. O cercado de pelo menos oito quilômetros foi instalado no trecho que vai do Cassino Amambay até o Shopping China, passando pela área central das cidades-gêmeas.
Nas redes sociais, brasileiros residentes em Ponta Porã questionam a atitude dos paraguaios. “O que não consigo entender é porque nos não podemos entrar, mas eles podem vir a este lado sem nenhum problema”.
Outros dizem que entendem o posicionamento pois o Paraguai estabeleceu restrições muito mais rigorosas do que o Brasil. “(...) eu acho certo cada governo vê de acordo de sua necessidade e possibilidade”.