Funcionários da JBS são isolados após apresentarem sintomas de covid-19
Dois ônibus com 16 funcionários foram parados na barreira sanitária; quatro aguardam resultado de exame em hospital e 12, em casa
Grupo de 16 funcionários da JBS de Dourados, residente em Rio Brilhante, está em isolamento depois que 4 deles apresentaram sintomas característicos para novo coronavírus (covid-19). Eles estavam em dois ônibus que seguiam para a empresa.
O flagrante aconteceu ontem, ainda em Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande. Os dois ônibus seguiam para o frigorífico quando foram parados na barreira sanitária e os ocupantes submetidos à aferição de temperatura.
Segundo o prefeito Donato Lopes da Silva, quatro deles apresentaram sintomas, como febre ou tosse. Essas pessoas foram levadas para isolamento no hospital municipal e submetidas a exames que serão enviados ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).
Os outros 12, sem características para covid-19, passaram por testagem rápida. “Todos deram negativo nesse teste, mas vão ficar em isolamento domiciliar”, disse.
Com esse flagrante, Rio Brilhante tem, agora, quatro casos suspeitos. O prefeito diz que tem reunião prevista com a diretoria da empresa para traçar estratégia, caso seja atestada a doença entre os funcionários. A preocupação, também, é pela proximidade dos casos. “Estamos numa ilha, pois há casos em Nova Alvorada, Douradina, Juti; a gente sabe que vai chegar”.
Em nota, a assessoria da JBS informou que a empresa tem aplicada todas as medidas preventivas contra a covid-19. Assim que soube do caso confirmado e funcionária da unidade em Dourados, o frigorífico adotou o protocolo, com monitoramento, busca ativa de possíveis casos e afastamento de trabalhadores que se enquadrarem como suspetos de infecção.
"Como previsto no protocolo, os colaboradores que testam positivo seguem afastados desde o início dos sintomas e a empresa presta atendimento integral a eles e seus familiares até o pronto restabelecimento", explica a empresa, em nota.
#atualizada às 10h37 para acréscimo de informações