Governo apresenta nova fachada do terminal de passageiros de aeroporto
Aeroporto Francisco de Matos Pereira está fechado para reforma desde maio de 2021
O Governo de Mato Grosso do Sul apresentou nesta segunda-feira (2) o novo layout do terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, localizado em Dourados, a 251 km de Campo Grande.
Conforme a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), o projeto arquitetônico dos edifícios, com 3,3 mil m² de área construída, já foi contratado. O investimento é de R$ 395,8 mil, com previsão de ficar pronto em dezembro de 2023.
“A cidade de Dourados pode esperar uma transformação significativa e moderna que alinhará o terminal às necessidades atuais de tráfego aéreo, proporcionando experiência mais confortável e eficiente para os passageiros”, afirmou o superintendente de logística da secretaria, Derick Machado.
Termo de compromisso firmado entre a Seilog e a SAC (Secretaria de Aviação Civil), do Ministério dos Portos e Aeroportos, determina a construção da Central de Utilidades (com caixa de água e casa de força), com 183,47 m²; Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 m²; Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave) com 96,73 m²; Seção de Combate a Incêndio com 368,11 m² e o Terminal de Passageiros, com 2.655,37 metros quadrados.
O edital para selecionar a empresa que vai construir o prédio deve ser publicado em março de 2024, após a Seilog e a SAC firmarem novo termo de compromisso para lançamento da licitação da obra. O valor da construção será definido após a conclusão do processo.
Fechado há 29 meses – O aeroporto de Dourados foi fechado em maio de 2021 para reconstrução e ampliação da pista e outras obras e só deve receber voos no primeiro semestre de 2024, utilizando o atual terminal de passageiros.
No mês passado, vistoria feita por técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil constatou que a nova pista, construída pelo Exército Brasileiro com verba federal, tem ondulações e terá de passar por reparos para ser homologada.
Mesmo com a necessidade de intervenção para resolver o problema, o Exército garantiu que o andamento da obra estva dentro do cronograma, com 87% executada e previsão de conclusão em dezembro deste ano.
Entretanto, como leva tempo depois para homologação liberando as operações, o aeroporto deve voltar a receber voos apenas primeiro semestre do ano que vem. A obra foi orçada em R$ 72 milhões do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil).
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.