ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Pista do aeroporto de Dourados tem ondulações, aponta vistoria federal

Diretor da Secretaria de Aviação Civil diz que desnível supera o tolerável e trecho terá de ser refeito

Helio de Freitas, de Dourados | 13/09/2023 15:01
Pista do aeroporto de Dourados tem ondulações, aponta vistoria federal
Militares, políticos e técnicos da SAC durante vistoria na obra da pista de aeroporto (Foto: Divulgação)

A pista do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados (a 251 km de Campo Grande), que está sendo reconstruída pelo Exército Brasileiro com verba federal, tem ondulações e terá de passar por reparos para ser homologada. O defeito foi constatado em vistoria feita nesta semana por técnicos da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), órgão do Mistério de Portos e Aeroportos.

Fechado em maio de 2021 para reconstrução e ampliação da pista e outras obras, o aeroporto só deve receber voos no primeiro semestre de 2024.

Boatos sobre a existência de desnível na pista surgiram em maio deste ano, após os primeiros testes apontarem trepidação acima do permitido.

Na época, o Exército descartou necessidade de reconstruir a pista. Informou que o problema poderia ter surgido por falta de calibragem do equipamento utilizado e que os testes seriam refeitos. Entretanto, vistoria iniciada ontem e encerrada nesta quarta-feira, confirmou a existência de ondulações.

Na manhã de hoje, durante entrevista coletiva no aeroporto, o diretor de Investimentos da Secretaria de Aviação Civil, Thiago Pedroso, disse que o desnível excede o limite estabelecimento pelos órgãos de controle. Segundo ele, a ondulação já havia sido apontada pela 9ª Companhia de Engenharia do Exército, responsável pela obra.

Além de Thiago Pedroso, estiveram hoje no aeroporto o coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, comandante do batalhão responsável pela obra, o prefeito Alan Guedes (PP) e o vice-governador José Carlos Barbosa (PSDB).

Apesar da necessidade de intervenção para resolver a ondulação na pista, o Exército garante que o andamento da obra está dentro do cronograma, com 87% executada e previsão de conclusão é dezembro deste ano. Entretanto, como leva certo tempo depois para homologação liberando as operações, o aeroporto deve ficar pronto para embarque e desembarque apenas no primeiro semestre de 2024.

Orçada em R$ 72 milhões oriundos do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil), a obra do aeroporto de Dourados contempla reforma e ampliação da pista de pouso e decolagens em 300 metros, regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional e terraplenagem nas áreas destinadas a futuras edificações.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias