Pista do aeroporto de Dourados tem ondulações, aponta vistoria federal
Diretor da Secretaria de Aviação Civil diz que desnível supera o tolerável e trecho terá de ser refeito
A pista do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados (a 251 km de Campo Grande), que está sendo reconstruída pelo Exército Brasileiro com verba federal, tem ondulações e terá de passar por reparos para ser homologada. O defeito foi constatado em vistoria feita nesta semana por técnicos da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), órgão do Mistério de Portos e Aeroportos.
Fechado em maio de 2021 para reconstrução e ampliação da pista e outras obras, o aeroporto só deve receber voos no primeiro semestre de 2024.
Boatos sobre a existência de desnível na pista surgiram em maio deste ano, após os primeiros testes apontarem trepidação acima do permitido.
Na época, o Exército descartou necessidade de reconstruir a pista. Informou que o problema poderia ter surgido por falta de calibragem do equipamento utilizado e que os testes seriam refeitos. Entretanto, vistoria iniciada ontem e encerrada nesta quarta-feira, confirmou a existência de ondulações.
Na manhã de hoje, durante entrevista coletiva no aeroporto, o diretor de Investimentos da Secretaria de Aviação Civil, Thiago Pedroso, disse que o desnível excede o limite estabelecimento pelos órgãos de controle. Segundo ele, a ondulação já havia sido apontada pela 9ª Companhia de Engenharia do Exército, responsável pela obra.
Além de Thiago Pedroso, estiveram hoje no aeroporto o coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, comandante do batalhão responsável pela obra, o prefeito Alan Guedes (PP) e o vice-governador José Carlos Barbosa (PSDB).
Apesar da necessidade de intervenção para resolver a ondulação na pista, o Exército garante que o andamento da obra está dentro do cronograma, com 87% executada e previsão de conclusão é dezembro deste ano. Entretanto, como leva certo tempo depois para homologação liberando as operações, o aeroporto deve ficar pronto para embarque e desembarque apenas no primeiro semestre de 2024.
Orçada em R$ 72 milhões oriundos do FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil), a obra do aeroporto de Dourados contempla reforma e ampliação da pista de pouso e decolagens em 300 metros, regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional e terraplenagem nas áreas destinadas a futuras edificações.
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