Governo entrega reforma de escola sucateada há pelo menos 20 anos
Inaugurado em 1974, o prédio que abriga 210 alunos já não tinha condições de funcionar
O Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta sexta-feira (3) a reforma da Escola Estadual Lions Club, em Ponta Porã, distante 323 km de Campo Grande. Entre as escolas mais tradicionais da cidade, fundada em 1974, o prédio que abriga em torno de 210 alunos esperava há pelo menos 20 anos pelos reparos.
Foram investidos R$ 545 mil na reforma completa, que teve o telhado, esquadrias e pisos substituídos, instalações elétricas e hidráulicas refeitas e todos os sanitários reformados e ampliados.
O governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou que o país enfrenta a maior crise da história, que afeta da dona de casa aos governos. “Dos 27 estados do país, 20 não estão conseguindo nem pagar a folha e nós, apesar da dificuldade, estamos conseguindo investir em melhorias e pagar o melhor salário de professor do país”, frisou.
Azambuja também citar as duas propostas do Executivo que tramitam no Legislativo para enxugar os gastos do governo. "Governar na crise não é fácil pra ninguém. A Assembleia Legislativa está com o pacote de reformas para votar. São medidas necessárias para evitar que Mato Grosso do Sul entre no vermelho como a maioria dos demais estados", explicou.
O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), disse que todas as escolas estaduais da cidade vão receber recursos de emendas de deputados estaduais. “O Lions foi a única que não recebeu porque a direção disse que o dinheiro era pouco diante do quadro de abandono em que a escola se encontrava, mas o governador dobrou os recursos e garantiu a reforma completa”, destacou.
De acordo com o governador, países que passaram por crises como o Brasil só têm uma saída: “investir em educação”, finalizou.
Os deputados Beto Pereira (PSDB), Marcio Fernandes (PMDB), Ovenan de Matos (PSDB), Flavio Kayatt (PSDB), Coronel Davi (PSC) e Felipe Orro (PSDB) também estiveram presentes no evento em Ponta Porã.