ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Indígenas são baleados durante confronto em fazenda de Amambai

Vídeo mostra mulher sangrando e, de acordo com o Choque, 3 policiais também ficaram feridos

Liana Feitosa | 24/06/2022 12:42


Acabou em confronto a disputa de terra por indígenas guarani kaiowá e policiais, no território de Guapoy, em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande. Na quinta-feira (23), o grupo entrou na área e hoje (24), equipes do Batalhão de Choque foram até o local. Nas redes sociais, vídeos com 2 pessoas feridas foram divulgados. Pelo menos uma indígena foi baleada. De acordo com o Choque, 3 policiais foram alvejados.

“Urgente e emergencial! Socorro de assistência médica e ambulância! Tropas de choque da Polícia Militar de MS, sem ordem judicial, atacam, fazem chacina e ferem. Ação genocida neste momento contra comunidade Guarani e Kaiowa no município de Amambai, Guapo'y Mirim. Dezenas de indígenas feridos e desaparecidos, e mortos. Precisamos de assistência médica e ambulância. Pedimos justiça”, diz uma das publicações na página @atyguasu, mantida por representantes do povo Kaiowá e Guarani.

Em outra publicação, feita ontem logo após a ocupação da área na página @atyjovemgk, também no Instagram, mantida pela juventude Guarani Kaiowá de MS, os indígenas afirmaram sentirem medo de “que fazendeiros possam forçar um novo despejo”.

Motivos - “Por razões de os indígenas já terem sofridos ataques anteriormente - na primeira retomada -, eles temem que fazendeiros possam forçar um novo despejo. Para os Guarani Kaiowá, Guapoy é parte de um território tradicional que lhes foi roubado quando houve a subtração de alguns hectares da reserva de Amambai. Os Guarani Kaiowá clamam atenção e exigem proteção às suas vidas e seus direitos”, diz a publicação.

Ao Campo Grande News, o Batalhão de Choque confirmou que equipes foram até o local. De acordo com os policiais, foram recebidos a tiros quando se aproximavam de uma fazenda no município de Amambai e três policiais foram baleados.

Nos siga no Google Notícias