Miranda tem alerta sobre chuva que já desaloja famílias em Aquidauana
As águas do rio Aquidauana já forçaram a saída de sete famílias de suas casas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três famílias foram removidas ontem e mais quatro neste sábado. Todas são moradoras no bairro Guanandi.
Na cidade, que leva o mesmo nome do rio, a situação é de alerta. O nível das águas já está em 7,94 metros. Conforme os bombeiros, a tendência é que a cheia aumente, pois há previsão de chuva de 27 milímetros amanhã.
Monitorar o rio também é rotina em Miranda. De ontem para hoje o nível do rio, que dá nome ao município, aumentou 66 centímetros. “Ontem, às 9h40, estava em 5 metros e dez centímetros. Hoje, aumentou para 5 metros e 76 centímetros”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Miranda, Roberto Lopes Ferreira.
Miranda registra chuva forte desde quinta-feira. Ontem, o transbordamento do córrego Vilas Boas, que corta o perímetro urbano, deixou 12 famílias desabrigadas e fez com que 18 idosos fossem retirados às pressas do asilo. O município registrou mais de 200 milímetros de chuva na sexta-feira.
Os pacientes do Lar do Idosos foram levado para o hospital. Já as famílias estão no parque de exposição e no estádio municipal. “O córrego voltou ao leito. Mas estamos dando prazo de 24 horas para que elas retornem às casas”, diz o coordenador.
Na manhã deste sábado, a chuva parou e o sol voltou ao céu de Miranda. No entanto, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para as próximas 48 horas. Há previsão de acumulado de chuva significativo na região Central do Estado, principalmente em Miranda.