ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Morador tem que abandonar barraco em árvore para dar lugar a obra na fronteira

Moradia de papelão improvisada foi retirada para derrubada da árvore na Linha Internacional

Caroline Maldonado | 04/08/2023 16:00

Sem reclamar, prontamente o morador de rua deixou o barraco que fez em uma árvore, a pedido da Guarda Civil Municipal de Fronteira, nesta sexta-feira (4), na Linha Internacional, que divide Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, a 323 quilômetros da Capital. Ele teve que sair porque a árvore será derrubada para dar lugar às obras de revitalização da via, com investimento de R$ 85 milhões.

As imagens divulgadas pela Secretaria de Segurança de Ponta Porã mostram Gilson de Freitas deixando o barraco feito de papelão. Ele sai por baixo da “casinha”, que tem alguns buracos como se fossem janelinhas. Com um saco transparente de roupas, já rasgado, ele atende o pedido dos guardas e fornece uma identidade e cartão com a identificação.

Desgastado pelo tempo, o documento não permitiu descobrir a idade dele, segundo o secretário. “Deu tanto dó. Ele é muito bonzinho. Pedi para a assistência social atendê-lo, mas ele não aceita sair da rua. Ele falou que podíamos ficar tranquilos, que ele iria para outro lugar, de boa”, contou o secretário de Segurança, Marcelino Nunes.

Morador tem que abandonar barraco em árvore para dar lugar a obra na fronteira
Gilson de Freitas deixa barraco em árvore a pedido de guardas (Foto: Divulgação/Secretaria de Segurança)

Além dele, outras pessoas com moradia irregular estão sendo orientadas a realizar um cadastro na Agência de Habitação e na Assistência Social. “No local, máquinas avançam com o objetivo de cumprir o cronograma das obras e os referidos moradores já estão cientes há mais de 40 dias, como já foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação, e eles também já foram notificados pelas empreiteiras e mesmo assim se recusaram a deixar o local”, explicou o secretário.

Obra - O projeto Fronteira do Futuro recebeu R$ 85 milhões do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata) para a revitalização da via de 5,7 mil metros. A entidade faz parte do Tratado da Bacia do Prata, que abrange os países Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O projeto inclui 15 km de rede de drenagem; ciclovia; pista de caminhada; asfalto novo nas vias adjacentes; 700 novas vagas e estacionamento; novo terminal rodoviário; base para o frete; duas quadras poliesportivas; campo de futebol society; espaço para eventos; parque infantil e área verde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias