Morre policial ferido em confronto com colonos sem-terra na fronteira
Osvaldo Vazquez Samudio estava internado desde quinta-feira e morreu hoje no Paraguai
Morreu nesta segunda-feira (14) o suboficial da Polícia Nacional Osvaldo Vazquez Samudio, 47, ferido a tiros durante confronto entre colonos sem-terra e seguranças de uma propriedade rural na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
A troca de tiros ocorreu em área conhecida por conflitos fundiários nos arredores do povoado de Yasy Cañy, a 80 km de Paranhos (MS), no departamento de Canyndeyú.
Osvaldo é a segunda vítima fatal do confronto. Mateo Vargas Vera, 28, funcionário da fazenda, foi atingido por tiro de escopeta na cabeça e morreu no ato.
Segundo a Polícia Nacional, o suboficial acompanhava os seguranças da propriedade durante patrulhamento na área ocupada por colonos sem-terra. A região já foi palco de outros confrontos com morte envolvendo campesinos e jagunços.
Osvaldo Samudio foi socorrido ao Hospital Regional de Curuguaty, a quase 100 km do local do confronto. Depois foi levado para a capital Asunción. A promotora de Justiça Elvia Chávez disse que o policial levou dois tiros na barriga.
Ele acompanhava os seguranças da propriedade quando o veículo em que estavam foi atacado a tiros ao passarem perto de uma mata. Segundo versão da Polícia Nacional, o suboficial visitava o irmão, administrador da fazenda.
A área do ataque tem histórico de confronto na luta pela terra. Pelo menos 300 campesinos, expulsos em dezembro do ano passado, teriam voltado para a propriedade e estão escondidos em matas.