ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Morre policial ferido em confronto com colonos sem-terra na fronteira

Osvaldo Vazquez Samudio estava internado desde quinta-feira e morreu hoje no Paraguai

Helio de Freitas, de Dourados | 14/02/2022 16:16
Casas demolidas em área de confronto entre sem-terra e seguranças (Foto: Última Hora)
Casas demolidas em área de confronto entre sem-terra e seguranças (Foto: Última Hora)

Morreu nesta segunda-feira (14) o suboficial da Polícia Nacional Osvaldo Vazquez Samudio, 47, ferido a tiros durante confronto entre colonos sem-terra e seguranças de uma propriedade rural na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

A troca de tiros ocorreu em área conhecida por conflitos fundiários nos arredores do povoado de Yasy Cañy, a 80 km de Paranhos (MS), no departamento de Canyndeyú.

Osvaldo é a segunda vítima fatal do confronto. Mateo Vargas Vera, 28, funcionário da fazenda, foi atingido por tiro de escopeta na cabeça e morreu no ato.

Segundo a Polícia Nacional, o suboficial acompanhava os seguranças da propriedade durante patrulhamento na área ocupada por colonos sem-terra. A região já foi palco de outros confrontos com morte envolvendo campesinos e jagunços.

Osvaldo Samudio foi socorrido ao Hospital Regional de Curuguaty, a quase 100 km do local do confronto. Depois foi levado para a capital Asunción. A promotora de Justiça Elvia Chávez disse que o policial levou dois tiros na barriga.

Ele acompanhava os seguranças da propriedade quando o veículo em que estavam foi atacado a tiros ao passarem perto de uma mata. Segundo versão da Polícia Nacional, o suboficial visitava o irmão, administrador da fazenda.

A área do ataque tem histórico de confronto na luta pela terra. Pelo menos 300 campesinos, expulsos em dezembro do ano passado, teriam voltado para a propriedade e estão escondidos em matas.

Nos siga no Google Notícias