Município de Coxim celebra 124 anos de emancipação nesta segunda-feira
Volta do desfile cívico marca festividades no município de 33 mil habitantes
Distante 253 quilômetros de Campo Grande, Coxim completa 124 anos de emancipação política nesta segunda-feira (11). A cidade que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem população estimada em 33.547 habitantes, comemora com diversas ações e eventos até o final do mês.
Na manhã de hoje, volta o desfile cívico da cidade, que havia sido suspenso por dois anos por conta da pandemia da covid-19. A concentração de saída será na Rua Filinto Muller, no Centro, no início desta manhã.
Na parte da tarde, os religiosos podem acompanhar a Marcha para Jesus Carreata, que sai de frente ao mercado Cryslaw, no Bairro Piracema, às 16h30. Ainda hoje, a prefeitura fará a entrega do Título de Cidadão Coxinense, às 18h, na Praça Zacarias Mourão.
O nome Coxim foi estabelecido em homenagem ao Rio Coxim, que banha a região. Segundo registro do IBGE, o município foi emancipado pela Lei Estadual nº 1262 de 92, sendo desmembrado do distrito de Alcinópolis, elevado à categoria de município.
A região onde se encontra a cidade era habitada pelos índios caiapós quando, ainda no século XVII, foi alcançada por desbravadores procedentes de São Paulo. Com a descoberta das minas de ouro de Cuiabá, a localidade tornou-se o caminho mais frequente na ligação São Paulo-Cuiabá, pela utilização das bacias fluviais do Paraná e Paraguai, através dos rios Pardo e Coxim.