Município define critérios para atendimento de casos suspeitos de coronavírus
Pacientes graves que possam ter a doença em Dourados, serão isolados no Hospital da Vida ou no Hospital Universitário
Mesmo sem ter pacientes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus, Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, já montou um manual com os procedimentos a serem adotados pelos servidores da saúde, no atendimento a moradores com os sintomas da doença. Os critérios foram publicados no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (2).
Em casos graves, os pacientes deverão ser isolados no Hospital da Vida ou no Hospital Universitário, que são as unidades preparadas para atendimentos de alta complexidade na cidade. Após procurarem o Upa, UBS ou hospitais da cidade, os pacientes com os sintomas de estarem com o vírus, passarão também serão avaliados por profissionais da vigilância epidemiológica do município.
Eles é quem irão identificar se o paciente term sinais de doenças respiratórias ou viajou para países onde já há casos confirmados da doença, por exemplo. Atualmente, 15 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus.
Ainda conforme o Dourados News, se houver a confirmação da suspeita e o paciente não estiver em estado considerado grave, a recomendação é que seja conduzido a uma quarentena domiciliar, seguindo todas as precauções necessárias para evitar disseminação. Caso contrário, o morador deve ser encaminhado aos hospitais da Vida ou Universitário.
As amostradas das secreções dos pacientes também serão coletadas e enviadas para análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande. Ainda de acordo com as determinações publicadas no Diário Oficial, serão realizados os primeiros testes para influenza e outros vírus respiratórios. Se a primeira amostra for negativa para influenza, a segunda amostra será enviada para o laboratório de referência para realizar exame específico para Coronavírus em São Paulo.
Suspeitos - De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), na tarde desta segunda-feira, há 9 casos suspeitos da doença, sendo que oito são de pessoas que estão na Capital e um em Ponta Porã. Elas passaram por países como Tailândia, China, Alemanha, Itália, Roma e Paris.
O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país.