ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  04    CAMPO GRANDE 25º

Interior

“Nossa meta é manter excelência no ensino”, diz reitor reeleito da Uems

Laércio de Carvalho e a vice Luciana Ferreira da Silva tomam posse às 18h, com presença de Eduardo Riedel

Por Helio de Freitas, de Dourados | 26/09/2023 13:58
“Nossa meta é manter excelência no ensino”, diz reitor reeleito da Uems
Laércio de Carvalho, que toma posse hoje para novo mandato como reitor da Uems (Foto: Luciana Nassar/ALEMS)

Manter a expansão da universidade através de projetos de inserção social e continuar trabalhando para a excelência no ensino com extensão e pesquisa. Essas são as principais metas do reitor reeleito da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Laércio Alves de Carvalho, que toma posse às 18h desta terça-feira (26) para novo mandato de quatro anos.

A posse ocorre no auditório central da universidade, em Dourados (a 251 km de Campo Grande), com a presença do governador Eduardo Riedel. Além de Laércio, será empossada a vice-reitora eleita, Luciana Ferreira da Silva.

“Vamos trabalhar para dar continuidade a todos os projetos que têm dado certo, principalmente aqueles que têm maior inserção social junto à comunidade, e mantendo a nossa excelência no ensino, levando a ciência a todos os municípios de Mato Grosso do Sul através do ‘Uems na Comunidade’, para atender nossas crianças, nossos povos originários e também o nosso já premiado projeto ‘Universidade da Maturidade’”, afirmou Laércio ao Campo Grande News.

Segundo ele, também serão ampliadas ofertas dos cursos que estão surgindo na universidade, como o de tecnólogo em agroecologia para Dourados e Amambai, voltados aos povos originários, e o curso de bacharelado em agroecologia na unidade de Aquidauana.

“Com esses cursos, estaremos ampliando nossa vitrine agroecológica nas aldeias indígenas, fomentando mudança de vida dos nossos povos originários e expandir para todo Mato Grosso do Sul”.

Para a Uems Campo Grande, o reitor informou que a universidade está elaborando, com apoio do governador e da bancada federal, projeto pedagógico para implantação, em 2024, dos cursos de fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social (este nas Moreninhas).

Junto com medicina, que já existe, os cursos serão ligados ao centro de especialidades voltado para atender pessoas com autismo, a ser implantado na unidade do Bairro Santo Amaro. “Nesse centro, pretendemos ter várias especialidades e a principal delas, o nosso carro-chefe, será o atendimento de referência para o autismo no Centro-Oeste, para diagnosticar, monitorar e oferecer melhor tratamento através da ciência”.

“Nossa meta é manter excelência no ensino”, diz reitor reeleito da Uems
Sede da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Medicina em Dourados – Laércio Carvalho disse que a implantação do curso de medicina da Uems em Dourados também faz parte de sua meta de trabalho no segundo mandato.

“Não só medicina, mas também os cursos de enfermagem, que já temos, de fono e de terapia ocupacional, também têm grande demanda na unidade de Dourados. Pretendemos avançar com esse projeto assim que o Hospital Regional for entregue”, afirmou. O hospital está sendo construído pelo Governo do Estado, na margem da BR-463, na saída para Ponta Porã.

Povos originários – Segundo o reitor, a Uems é a instituição pública de ensino com mais alunos matriculados em Mato Grosso do Sul – 625 acadêmicos. “Temos, com muito orgulho, o sistema de cotas em todos os nossos 71 cursos, para indígenas, negros, para sul-mato-grossenses e para pessoas com deficiência”.

Neste novo mandato, o reitor afirmou que a intenção é firmar novas parcerias público-privadas para ampliar a oferta de cursos, entre os quais o de silvicultura na unidade de Água Clara, de tecnólogo em silvicultura em Cassilândia e de medicina em Paranaíba. A parceria de Água Clara já está firmada, com a Bracell Celulose, faltando apenas concretizar a implantação do curso.

Entre os projetos já existentes voltados aos povos originários, Laércio de Carvalho cita o curso de pedagogia, na unidade de Amambai, que chamou a atenção do Ministério da Educação e do Ministérios dos Povos Indígenas. “Já firmamos convênio de R$ 14 milhões e no próximo ano vamos ofertar novos cursos para esse público tão importante para a inclusão da universidade”.

Uems em números - Em 2023, ano em que completa três décadas, a Uems está presente em 28 municípios, sendo 15 unidades físicas, 13 polos de educação à distância pela UAB (Universidade Aberta do Brasil) e ainda em munícipios com cursos de oferta única.

São pelo menos 70 cursos de graduação, quatro doutorados, 18 mestrados e 10 especializações lato sensu; 20 mil formados ao longo dos 30 anos e cerca de dez mil alunos matriculados atualmente.

“Nossa meta é manter excelência no ensino”, diz reitor reeleito da Uems
O reitor reeleito Laércio de Carvalho e a vice-reitora eleita Luciana da Silva (Foto: Divulgação)

Currículo do reitor – Laércio Alves de Carvalho nasceu em Ilhéus (BA) em 30 de julho de 1976. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Agronomia (Solos e nutrição de plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2003), doutorado em Agronomia (solos e nutrição de plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2006) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).

Laércio Carvalho ingressou na Uems em 2004 como docente contratado e em 2005 como efetivo em Cassilândia. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Ambiental (Dourados) e Agronomia (Maracaju). Na pós-graduação, atua como docente permanente dos programas de mestrado/doutorado em Agronomia e do mestrado/doutorado em Recursos Naturais.

Currículo da vice-reitora - Luciana Ferreira da Silva possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

Atualmente é professora adjunta da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), docente do quadro permanente do mestrado e doutorado em Agronegócios da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e membro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias