Outro vazamento de gás em indústria da JBS atinge 15 trabalhadores
É o segundo caso de vazamento de amônia em frigorífico da Seara em Dourados em três meses
Pelo menos 15 trabalhadores foram afetados pelo vazamento de amônia ocorrido na noite de ontem (29) na indústria da JBS/Seara em Dourados, a 251 km de Campo Grande. É o segundo incidente envolvendo vazamento do gás ocorrido nesse frigorífico de suínos em três meses.
O vazamento ocorreu por volta de 22h, segundo comunicado feito pelo Corpo de Bombeiros. Os funcionários deixaram o setor onde ocorreu o incidente e foram para o lado de fora da indústria, localizada na margem da BR-163, na saída para Campo Grande (veja imagens acima).
Duas viaturas do Samu (Serviço Móvel de Urgência) foram deslocadas para o frigorífico para atender os trabalhadores que inalaram o gás. Quinze foram levados para o Hospital Evangélico, onde sete foram internados e oito deixados em observação.
Em 28 de fevereiro deste ano, ocorreu outro vazamento de amônia na indústria, que faz abate de suína e processamento de carne e derivados. O gás é usado no sistema de refrigeração. Naquele dia, 33 empregados precisaram de atendimento hospitalar e trabalhadores chegaram a desmaiar.
No dia 21 de março, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) deu prazo de 30 dias para que a JBS/Seara promover adequações necessárias para impedir novos vazamentos de amônia na indústria em Dourados. Após inspeção nas instalações do frigorífico, a Divisão de Perícias do MPT-MS apontou que o vazamento teve origem em falhas identificadas no sistema de refrigeração.
Através da assessoria de comunicação, a JBS/Seara informou que o vazamento de ontem foi controlado e o local liberado. "Os colaboradores receberam pronto atendimento, e a Companhia está prestando todo apoio necessário". Sobre a determinação do MPT, a JBS informou que todas as medidas estão sendo cumpridas.
*Matéria alterada às 9h04 para acréscimo das informações da JBS.